Uece estabelece Política de gestão de arquivos e de documentos da instituição
27 de setembro de 2024 - 15:19
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de seu Conselho Universitário (Consu), aprovou a nova Resolução nº 1997/2024, que institui a Política de Gestão de Arquivos e Documentos da Funece.
Elaborada pela Pró-reitoria de Administração (Proad), com a colaboração da Biblioteca Central (BC) e do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), a Política tem como objetivos prezar pelo cumprimento do disposto na legislação; zelar pelos princípios da Administração Pública na gestão, na preservação e no acesso aos documentos e às informações; consolidar normas e procedimentos da Funece; salvaguardar a recuperação e o acesso aos documentos arquivísticos e às suas informações; e contribuir com a preservação da memória institucional.
O estabelecimento da Política está, ainda, de acordo com o 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que trata do direito à memória, à justiça social, à paz e à cultura da eficiência institucional.
O documento será revisto sempre que necessário, a partir de proposta elaborada por uma Comissão Permanente de Avaliação e Gestão de Arquivos e Documentos (CPAGAD), cujos membros, servidores da Uece, serão nomeados em portaria específica, sendo a presidência ocupada por um profissional com formação e experiência comprovada na área.
De acordo com o parecer do Consu, a nova Política “traz significativas possibilidades de melhorias para a gestão da Universidade, em especial no que se refere à otimização na utilização dos espaços físicos; preservação e organização dos acervos de documentos e memórias; e agilidade no acesso às informações, com consequências positivas na produtividade e na melhoria de desempenho das atividades desenvolvidas por esta instituição”.
Clique aqui para acessar a Resolução nº 1997/2024 – Consu
Todas as resoluções e outros documentos do sistema Funece/Uece podem ser acessados em https://www.uece.br/sodc/