Uece estabelece fluxo de ações para síndromes gripais e Covid-19

13 de janeiro de 2022 - 10:27 # # # #

Documento estabelece conjunto de ações para o trabalho na Universidade no caso de síndromes gripais e Covid-19

A Universidade Estadual do Ceará, por meio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 no âmbito da Uece, estabeleceu fluxo de ações para síndromes gripais e Covid-19. A iniciativa tem o objetivo de nortear ações de todos os setores para preservar a saúde da comunidade.

De acordo com o fluxo, ao apresentar sinais e sintomas de síndromes gripais (tosse, febre, dor de cabeça, coriza, dor de garganta, calafrio e distúrbios olfativos e gustativos), o servidor deve ser afastado imediatamente do trabalho e encaminhado para coleta de swab de naso-orofaringe para RT-PCR de SARS-CoV-2 e Influenza.

No caso de resultado negativo, recomenda-se o retorno ao trabalho, quando assintomático. Se positivo para Influenza, recomenda-se o afastamento de sete dias a partir do início dos sintomas. Se positivo para Covid-19, o afastamento deve ser de 10 dias a partir do início dos sintomas. Em ambos os casos, o isolamento só deve ser finalizado, e o servidor retornar ao trabalho presencial após 24 horas sem sintomas.

O GT recomenda, ainda, que as medidas de proteção, como uso de máscaras, distanciamento físico, higienização das mãos e desinfecção das superfícies, sejam reforçadas em todos os setores.

Onde realizar testagem para Influenza e Covid-19

A testagem para Influenza e Covid-19 está sendo realizada pela rede de saúde pública.

Também, a Uece, por meio do Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM), vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS), disponibiliza testagem gratuita de Covid-19 para servidores da instituição. Para realizar o teste na Uece, os interessados devem solicitar agendamento por e-mail (proad@uece.br), informando nome completo, CPF, data de nascimento e número de contato.

Veja o fluxo

Clique aqui para acessar o fluxo em PDF