Uece está de luto pela perda do ex-reitor Francisco de Assis Moura Araripe

1 de outubro de 2023 - 06:42

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) informa, com profundo pesar, o falecimento de seu ex-reitor, professor Francisco de Assis Moura Araripe, ocorrido neste sábado, 30 de setembro.

Natural de Fortaleza, Francisco de Assis Moura Araripe nasceu no dia 14 de janeiro de 1952. Graduou-se em Administração de Empresas pela Uece (1977) e concluiu o mestrado em Estudos Avançados em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona (2003). Como professor, ingressou na Uece em fevereiro de 1979, onde desempenhou diversas atividades acadêmicas e administrativas.

Em sala de aula, atuou no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), nos cursos de Administração e de Serviço Social. No âmbito administrativo, foi chefe de departamento e Diretor do Cesa. Foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses (Cruc), membro e vice-presidente da Academia Cearense de Administração (cadeira nº 2), Secretário Executivo da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza. Também, foi Vice-Reitor (1996-1999 e 2000-2003) e Reitor (2003-2004 e 2008-2012) da Uece. Ultimamente, professor Araripe ocupava o cargo de presidente do Instituto do Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro).

A gestão do professor Araripe foi marcada por importantes conquistas para a comunidade ueceana e para o povo cearense. Hoje importante expoente da área da Saúde no estado, o curso de Medicina da Uece teve seu primeiro vestibular em 2003, na sua primeira gestão enquanto Reitor da Universidade. A nova estrutura do Restaurante Universitário (RU) do campus Itaperi, mais moderna, arrojada e confortável do que a anterior foi entregue em 2012, na sua segunda gestão. Na época, o então novo RU duplicou a capacidade de atendimento à comunidade acadêmica, fortalecendo esse equipamento importante e necessário à permanência estudantil qualificada. Por fim, a ideia que deu origem ao Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro) veio do professor Araripe. A partir do Iepro, a Uece amplia sua capacidade de atuação junto à sociedade, especialmente em três linhas principais: pesquisa, desenvolvimento de recursos humanos e consultoria.

Professor Araripe deixa esposa, filhos e netos, além de amigos e colegas saudosos, especialmente na Universidade Estadual do Ceará (Uece), instituição à qual ele dedicou grande parte da sua vida.

O Reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, decretou luto oficial de três dias na Universidade e lamentou a perda do colega. “O professor Araripe é parte fundamental do que a Uece se constituiu como uma grande instituição de ensino superior cearense. Para além de uma marca de gestão, deixa seu legado na trajetória de estudantes, colegas e amigos que tiveram a satisfação de compartilhar com ele essa jornada”.

O velório acontece neste domingo, dia 1º de outubro de 2023, a partir das 9h, na Funerária Ethernus, localizada na Rua Padre Valdevino, 1688 – Aldeota. A missa acontecerá às 16h no mesmo local.