Uece entre as melhores do mundo e 1º lugar em Ensino e Ambiente de Pesquisa das Estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

28 de outubro de 2025 - 15:42

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) se mantém entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do mundo, segundo o Times Higher Education World University Rankings – edição 2026. No Brasil, a Uece ocupa o 1º lugar entre as universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste em duas categorias: Ensino e Ambiente de Pesquisa.

O indicador Ensino avalia principalmente as disciplinas de uma universidade. Já o indicador Ambiente de Pesquisa analisa a reputação institucional quanto à excelência em pesquisa entre seus pares.

A nova edição do ranking reúne 2.191 instituições de 115 países e territórios, das quais 47 são brasileiras. O THE World University Rankings é o único ranking de desempenho global que avalia universidades com foco em pesquisa em todas as suas principais missões: Ensino (ambiente de aprendizagem), Ambiente de Pesquisa (volume, renda e reputação), Qualidade da Pesquisa (resultados), Indústria (transferência de conhecimento) e Perspectiva Internacional (equipe, estudantes e colaborações em pesquisa). Ao todo, são utilizados 18 indicadores de desempenho, de modo a oferecer comparações abrangentes e equilibradas entre as instituições.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, “a presença da Uece no ranking revela a força de uma universidade que amadureceu sem perder o sentido de missão pública. Cada conquista é resultado direto do empenho e da dedicação das pessoas que constroem a Uece todos os dias. Somos uma instituição que aprendeu, ao longo de cinco décadas, a unir excelência acadêmica, compromisso social e afeto. Essa maturidade acadêmico-científica se traduz na nossa capacidade de formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento do Ceará e de produzir conhecimento voltado para a transformação da vida das pessoas”.

Além dos dois indicadores em que mais se sobressai, a Uece também apresenta resultados expressivos entre as universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste em outros critérios: Indústria; Qualidade da Pesquisa; e Internacionalização.

Em Indústria, é avaliada a capacidade de uma universidade de auxiliar a indústria com inovações, invenções e consultoria; e é analisado quanto da renda de pesquisa uma instituição obtém da indústria. Para Qualidade da Pesquisa, é analisado o papel das universidades na disseminação de novos conhecimentos e ideias, sendo examinado o impacto das citações capturando o número médio de vezes que o trabalho publicado por uma universidade é citado por acadêmicos em todo o mundo. Já em Internacionalização, é observada a capacidade de uma universidade para atrair alunos de graduação, pós-graduação e docentes de todo o planeta.

Clique aqui para ver o ranking completo.