Uece empossa mais quatro professores efetivos

10 de outubro de 2025 - 16:15

Foram empossados, na tarde da última quinta-feira (9), mais quatro novos professores efetivos da Universidade Estadual do Ceará (Uece). O evento de posse ocorreu no Gabinete da Reitoria, localizado no campus Itaperi.

Os novos docentes efetivos da Uece são Graciliano da Silveira Batista, Sérgio Henrique de Oliveira Lima, Ana Carolina Diniz Rosa Cómitre e José Hugo de Aguiar Souza, que serão lotados, respectivamente, no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli).

Os docentes foram nomeados por meio de ato governamental publicado no Diário Oficial do Estado nº 129, datado de 14 de julho de 2025. Após a assinatura do termo de posse, cada novo professor recebeu o ofício de apresentação para exercício das funções docentes e o novo broche institucional da Uece.

Em sua fala inicial, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, saudou os novos docentes por agora integrarem uma instituição pública, gratuita e de qualidade, reconhecida como uma das melhores universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, segundo o ranking internacional Times Higher Education (THE).

Ao celebrar o cinquentenário da instituição, o professor Hidelbrando destacou o avanço da produção científica e o papel da Uece no cenário nacional: “Vocês estão entrando em uma universidade com
uma história exitosa de 50 anos. Em cinco décadas, ela deu saltos significativos e, atualmente, é uma importante universidade brasileira em tão pouco tempo. Isso se deve a um trabalho construído por
muitos que me antecederam, uma vez que a universidade é resultado de uma construção coletiva.”

O reitor ressaltou ainda que, “embora ainda tenhamos desafios importantes, reconhecemos o quanto já avançamos. Isso é fundamental para restabelecer as forças e continuar construindo uma instituição educacional relevante, considerada um patrimônio do povo cearense”.

Professor Hidelbrando enfatizou também o caráter multicampi da Uece, presente em diversas regiões do estado: “São 16 campi presenciais, além dos polos que integram a rede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma rede de educação a distância presente em mais de 60 municípios. É uma capilaridade que nos dá muito orgulho por estarmos mais próximos do povo do Ceará”, pontuou.

Entre as autoridades universitárias presentes, estavam o diretor do CCT, professor Antonio Carlos Santana dos Santos; o diretor do CESA, professor Joaquim Neto Cisne; a vice-diretora do CCS,
professora Paula Matias; o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (Degep), servidor Rodrigo Ribeiro; a diretora da Divisão de Admissão e Desempenho (Diades), servidora Lia Carvalho; os professores Sérgio Sousa, coordenador do curso de Física do CCT, e Benjamim Zuculotto, vice-coordenador do curso de Física da Fecli; além de familiares e amigos dos novos docentes.