Uece empossa 19 novos docentes em marcante cerimônia no campus Itaperi
12 de agosto de 2025 - 16:04
Na manhã da última segunda-feira (11), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) empossou 19 novos professores efetivos em cerimônia realizada no auditório Paulo Petrola, no campus Itaperi. O evento marcou mais um passo na política de expansão e interiorização do ensino superior cearense, promovida pelo Governo do Estado.
Presidida pelo Reitor em exercício, professor Dárcio Teixeira (vice-reitor da instituição) que transmitiu a saudação de boas-vindas aos novos professores, do reitor Hidelbrando Soares, que está em Brasília cumprindo compromissos oficiais.
Compuseram a mesa de abertura da solenidade o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; as pró-reitoras de Graduação, professora Mazza Maciel; de Políticas Estudantis, professora Mônica Cavaignac; de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Helena Marinho; a diretora de Pesquisa, professora Célia Sampaio; e a diretora da Divisão deAdmissão e Desempenho do Degep – Uece, servidora Lia de Araújo Carvalho.
Em sua fala, o reitor em exercício lembrou que os novos professores entram em exercício no ano em que a Uece completa 50 anos, com a característica de ser uma universidade pública, gratuita e de qualidade para o povo. Destacou que a maioria dos estudantes da Uece são oriundos de regiões carentes do estado e que precisam de bolsa de estudos. Segundo ele, pelo menos 50% dos estudantes usam bolsa de estudos para concluir seus cursos. O vice-reitor ainda saudou individualmente cada novo professor e ressaltou o papel essencial da docência para o desenvolvimento do Ceará e do país.
O chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz, afirmou conhecer a trajetória dos novos docentes até o momento da posse, fazendo um paralelo com a própria experiência, quando, em 1993, ingressou na Uece como resultado de uma greve estudantil que reivindicava a contratação de mais professores. Segundo ele, assim como ocorreu em seu ingresso, os novos docentes também assumem seus cargos após uma greve pela contratação de mais profissionais. Altemar destacou as palavras do ex-reitor Manassés Fonteles, que costumava dizer acreditar em pessoas, e não apenas em prédios ou equipamentos. Por isso, conclamou cada professor empossado a fazer a diferença, ressaltando que “a luta é a essência da nossa vida”.
A Pró-Reitora de Graduação, professora Mazza Maciel saudou os novos colegas por ingressarem no corpo docente de uma instituição reconhecida por sua capilaridade em todas as regiões do estado. “A presença da
Uece nos principais municípios cearenses mostra uma característica de uma cidade universitária, pela presença alegre e criativa da juventude”. Citou ainda Quixadá, a sua terra natal, como uma dessas cidades
universitárias pujantes. A professora Mazza parabenizou a todos os empossados por terem a oportunidade de participar de um projeto coletivo em favor do desenvolvimento social, cultural e econômico do estado.
Os novos professores atuarão em várias unidades da Uece, abrangendo diferentes regiões do estado. Veja a lista dos empossados:
_ Centro de Ciências da Saúde (CCS): Bruno Bezerra da Silva;
_ Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA): Rodrigo Oliveira Miranda;
_ Centro de Humanidades (CH): Mateus Vinicius Barros Uchoa;
– Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM): Deborah Praciano de Castro; Andrea Bezerra Crispim; e Leonardo Celin Patino;
– Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI): Renata Perez Maciel e Kleyane Morais Veras;
– Centro de Ciências e Tecnologia (CCT): Gisele Pereira Oliveira Viana Oliveira; Maria Aparecida Santiago da Silva e Stanley Braz de Oliveira;
– Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central de Quixadá (FECLESC): Mairla Rocha Lima, Paulo Henrique de Oliveira, Francisco Icaro Maciel Forte Chaves e Maria Luiza Miguez;
– Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI): Patrícia de Souza Moura e Eveline Tomaz Souza;
– Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamus (CECITEC): Aline da Silva Sousa;
– Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC): Aurelice Barbosa de Oliveira.
Com esses novos professores, a Uece totaliza 307 docentes efetivos empossados após aprovação no concurso de 2022, reforçando o quadro de professores nas diversas áreas do conhecimento e reafirmando seu compromisso com a excelência e acessibilidade na educação superior.
Estavam ainda presentes na solenidade de posse, o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor Antônio Carlos dos Santos; o vice-diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa),professor Paolo Araújo; a ex-reitora, professora Josete Castelo Branco Sales; demais professores, coordenadores de cursos e familiares dos novos docentes.