UECE em Força Tarefa de Combate ao Aedes aegypti

12 de agosto de 2016 - 17:54 #

Para o reitor, Jackson Sampaio, a solução para a eliminação do inseto passa pela conscientização do nosso público interno e o uso do conhecimento produzido na Universidade para apoiar a sociedade no enfrentamento do vetor, das doenças veiculadas e das doenças subsequentes.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) desenvolve, desde de fevereiro do presente ano, no Campus Itaperi, a ação de combate ao Aedes aegypiti, mosquito transmissor da dengue, febre chikungunia e da zica.

A campanha “todos contra o mosquito” que a UECE promove, “objetiva conscientizar a comunidade acadêmica sobre a responsabilidade cidadã que temos no combate à epidemia”, explicou a professora Verônica Campello, docente da disciplina Doenças Parasitárias do Curso de Medicina Veterinária e responsável pelas atividades da campanha desenvolvidas no Campus Itaperi.

Estão sendo montados kits com o mosquito e suas fases, do ovo ao inseto adulto, e está sendo desenvolvido um trabalho intenso para entender onde estão os focos do mosquito. As ações desenvolvidas, inicialmente no Campus Itaperi, devendo serem estendidas a todos os campi, conta com uma equipe multidisciplinar composta de professores e alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Geografia e Ciências Biológicas.

Demonstrações sobre os hábitos/biologia dos mosquitos e sobre as armadilhas, do ciclo biológico do mosquito em grandes frascos e à luz da microscopia despertam muita atenção. Na entrada e saída dos alunos pelo campus são entregues cartazes e folders nos centros/faculdades e nas coordenações de curso.

Foi realizado, em março, treinamento para Formação da Brigada da UECE, com servidores da limpeza, zeladoria, manutenção e suas respectivas chefias. Na ocasião foram entregues de bonés e camisas para os servidores.

Neste projeto de combate a eliminação do inseto, a UECE conta com a parceria da Coordenadoria de Promoção e Proteção e do Núcleo de Controle de Vetores ambos do SESA, e do Núcleo de Controle de Endemias (Nucen) da Secretaria Municipal da Prefeitura de Fortaleza.

Fazem parte ainda da Comissão, os professores Nilberto Robson Falcão do Nascimento, diretor do Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB), Célio Pires Garcia, diretor da Faculdade Veterinária (FAVET), Germana da Costa Paixão, coordenadora do Curso de Ciências Biológicas modalidade EaD, Eddie William de Pinho Santana, coordenador do UECEVest, Carlos Heitor Sales Lima, pró-reitor de Administração, Fernando Roberto Ferreira Silva, pró-reitor de Extensão, Andrea Caprara, José Wellington de Oliveira e Maria Rocineide Ferreira da Silva, professores da área de Saúde Coletiva, e Sergio Leitão, prefeito do campus Itaperi.

Ainda participam da Comissão todos os Coordenadores, ou seus representantes designados, dos sete cursos presenciais de Ciências Biológicas e dos sete Cursos presenciais de Pedagogia da UECE.