UECE em Campanha para Economia de Água

12 de agosto de 2016 - 17:40

 

Como é do conhecimento de todos, estamos convivendo com sérios problemas de abastecimento de água, ocasionado por cinco anos de invernos irregulares, com chuvas abaixo da média. Assim, fazem-se necessárias mudanças urgentes de conduta quanto ao uso da água, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que frequentemos.

É imprescindível reduzir o consumo de água nos campi da UECE. Isso pode ser feito por meio de medidas simples, que competem a cada um de nós, como o uso consciente nos banheiros, laboratórios, copa/cozinha, jardins e demais locais que utilizem água.

No Campus Itaperi, por exemplo, o campus sede e o maior dos campi da UECE, somente nos blocos de sala de aula, temos 12 banheiros, cada um com 12 aparelhos sanitários, 12 torneiras e 12 lavatórios. Se cada um for utilizado de forma adequada conseguiremos uma redução expressiva em nosso consumo, evitando, assim, adoção de medidas mais drásticas.

Deste modo, contamos com sua total colaboração nessa campanha das Prefeituras do Campus Itaperi e do Campus Fátima.

 

DICAS IMPORTANTES PARA O COTIDIANO

 

NO BANHEIRO

Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes. A economia é de 11,5 litros de água/dia.

Fazer a barba mantendo a torneira fechada. A economia é de nove litros de água/dia.
Não aperte o botão da descarga longamente. Cada acionamento, de seis segundos, gasta de 10 a 14 litros de água.

Tome banho de, no máximo, cinco minutos, mantendo o registro fechado ao se ensaboar. A economia é de 90 litros de água por banho.

Feche bem as torneiras. Uma torneira aberta é igual a desperdício, pois você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Uma torneira gotejando é também desperdício, pois se chega a uma perda de 46 litros/dia.

Não jogue lixo no vaso sanitário. Isso contribui para aumentar o gasto de água.

NA COPA/COZINHA

Limpe bem os restos de comida de pratos e panelas antes de lavá-los, jogando no lixo e nunca nos ralos das pias.

Ao lavar as louças não deixe a torneira aberta o tempo todo, primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágue tudo de uma vez só, a economia é de 97 litros de água/dia.

JARDIM

Troque a mangueira do jardim pelo regador ou balde.

Ao molhar as plantas por 10 minutos, o consumo de água pode chegar a 190 litros neste período.

Os horários mais adequados para a aguação são os de 6 às 8h e após as 19h, isso evita o excesso de evaporação e mais gastos de água.

Nesse período de escassez de água, sugerimos que as aguações sejam feitas três vezes por semana.

MANGUEIRA, VASSOURA E BALDE

Não lavar calçadas ou recintos diversos com mangueira. Para esse tipo de limpeza utilize uma vassoura e depois jogue um balde de água, assim você economiza até 250 litros de água a cada 15 minutos. Dependendo do piso,use apenas pano molhado.

ÁGUA DESTILADA

Nos laboratórios que destilam água é necessária a coleta para reutilizar a água, podendo a mesma ser usada na limpeza de vidraçaria dos laboratórios.

AR-CONDICIONADO

Coletar a água dos aparelhos de ar-condicionado em um balde para reutilizar nas descargas dos banheiros, passar pano na limpeza de salas ou aguação de plantas.

LAVANDO O CARRO

Troque a mangueira pelo balde, ao lavar o carro com a mangueira, se gasta até 560 litros de água em 30 minutos.

VAZAMENTOS

Vazamentos em torneiras, canos e descargas do banheiro devem ser consertados assim que detectados. Alguns tipos de vazamentos simples causam uma perda diária de 45 litros.

 

Para maiores esclarecimentos e resolução de problemas referentes a vazamentos e/ou defeitos que resultem em desperdício de água, dirigir-se às Prefeituras do Campus Itaperi e do Campus Fátima. Nos campi do interior, dirigir-se diretamente aos Diretores.

Fones
Prefeitura Campus Itaperi: 3101-9740 ou 98766-0031.
Prefeitura Campus Fátima: 3101-2030

 

Sérgio Augusto Lima Leitão Ivan Leite Braga 
  Prefeito do Campus Itaperi    Prefeito do Campus Fátima