UECE e UERN iniciam Dinter de Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde

4 de junho de 2020 - 17:14 # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram no dia 1º de junho aula inaugural virtual do primeiro Doutorado Interinstitucional (Dinter) Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde.

Com o tema “A formação do pesquisador em cuidados clínicos em saúde e os reflexos do processo formativo na ação docente”, a aula foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Piauí, José Wicto Borges, egresso do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE (PPCCLIS).

Para a coordenadora do Dinter, professora Thereza Magalhães, a parceria contribuirá com o desenvolvimento das universidades e, consequentemente, de toda a região. “Contribuir com a UERN por meio do Dinter é possibilitar consolidação de forças em um futuro próximo, beneficiando não apenas as duas instituições, mas também o desenvolvimento do Nordeste”.

O PPCCLIS/UECE é avaliado com conceito 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e já formou outros professores efetivos do quadro docente da UERN. “Temos nosso 5 e estamos trabalhando para ajudar os vizinhos, cada vez mais consolidando e ampliando o alcance das atividades daquilo que é executado pelos nossos discentes e docentes”, conclui a coordenadora.

O curso de doutorado permitirá a qualificação de 17 docentes da área de Enfermagem e afins, dos três cursos de Enfermagem da UERN.

A aula aconteceu pelo Google Meet, com mesa de abertura formada pelas professoras, coordenadora do PPCCLIS/UECE, Maria Lúcia Duarte Pereira; coordenadoras do Dinter UECE, Thereza Magalhães e Vera Lúcia Mendes; coordenadora do Dinter UERN, Suzana Carneiro Fernandes; e pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UERN, professor José Rodolfo Cavalcanti.