UECE e UEMG realizam evento sobre Glauber Rocha

18 de agosto de 2021 - 14:18 # # #

Entre os dias 19 e 20 de agosto de 2021 em formato completamente remoto, acontece a edição dos “Encontros com a Tradição de Ruptura – Glauber Rocha”. O tema desta edição foi escolhido devido aos 40 anos do falecimento do cineasta brasileiro. O evento acontece em 2 noites e tem inscrição gratuita, contando com pesquisadores da teoria crítica, filosofia e cinema, bem como um dos filhos de Glauber, o artista tranzcineasta Pedro Paulo Rocha.

A realização desse encontro é dos grupos de pesquisa Laboratório de Poéticas Fronteiriças (labfront.tk) e Dialética e Teoria Crítica certificados (http://dialeticaeteoriacritica.blogspot.com/) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), respectivamente, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Encontros com a Tradição de Ruptura convoca o público para momentos de diálogo a respeito de atores e eventos históricos inseridos em uma eletiva tradição de ruptura. Como em uma coleção extemporânea, os encontros criam oportunidades de leituras alternativas, estabelecendo relações históricas de negação do modo de vida atual. Muitas vezes os olhares reconhecerão os objetos tratados nas pautas desses encontros, mas, contrários à sua condição de objeto, eles provocarão outras miradas sobre sua própria história nas vozes dos convidados de cada sessão.

Nesta edição do Encontros com a Tradição de Ruptura, os participantes olharão com Glauber Rocha (14/03/1939 – 22/08/1981) para sua própria vida e suas realizações no cinema. Além da sua representatividade para o cinema mundial, latino-americano e brasileiro, a escolha de Glauber para essa conversa se dá devido aos 40 anos de seu falecimento. Esse fato é uma importante oportunidade para avaliar as contribuições desse que é considerado um grande criador e pensador revolucionário do século XX.

As inscrições devem ser realizadas Aqui.

O evento será transmitido pelo canal do youtube do Lab|Front.

Mais informações sobre os organizadores

Grupo de Pesquisa em Dialética e Teoria Crítica (UECE/CNPq)http://dialeticaeteoriacritica.blogspot.com/

O Grupo de Pesquisa Teoria Crítica da Sociedade tem por objetivo constituir-se num espaço acadêmico institucional para o desenvolvimento de pesquisas sobre o pensamento social crítico, do século XIX à contemporaneidade. Articula Filosofia e Teoria Social Crítica, com interesse em: filosofia e teoria política, filosofia e teoria social, filosofia e teoria da história, estética e filosofia da arte e filosofia e psicanálise.

Laboratório de Poéticas Fronteiriças (UEMG/CNPq) http://labfront.tk/

O Lab|Front é um grupo de pesquisa, de desenvolvimento e inovação que se propõe problematizar as/nas fronteiras. O Lab|Front busca consolidar uma área de pesquisa – produção artística e teórica – nas diversas fronteiras: dos saberes, das linguagens artísticas, do conhecimento científico e tecnológico. Como grupo que estuda/pratica o que está na fronteira, elege a estratégia de reconhecer e estudar conflitos existentes nesses fronts. O Lab|Front se ocupa do que é gerado (produzido, provocado, construído, escondido, criado etc.) nas bordas e através delas. Ocupa-se dos conflitos próprios na construção dos saberes e das linguagens: no conhecimento do ser humano (e seu corpo), do território (das ecologias diversas das cidades e seus espaços urbanos), do jogo (e a “gamificação” da vida), da arte (e a “arteficação” da vida) dentre outros campos e conflitos gerados em lugar fronteiriço.