Uece e TCE Ceará promovem aula inaugural de cinco cursos de especializações a distância

17 de abril de 2024 - 10:55

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), deram início as cinco especializações a distância. A aula inaugural ocorreu na última sexta-feira (12/4), com transmissão pelo canal da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate/Uece) no YouTube. A iniciativa integra o Programa Nacional de Administração Pública (PNAP), da Universidade Aberta do Brasil, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e visa contribuir para a melhoria da gestão pública.

A mesa virtual de abertura contou com a presença do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; da coordenadora adjunta da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE), professora Eloisa Vidal; do coordenador geral da SATE, professor Fábio Castelo Branco; da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, professora Ana Paula Ribeiro Rodrigues; da gerente de Avaliação e Resultados de Soluções de Aprendizados do IPC, professora Hanuzia Pereira; do representante dos coordenadores dos cursos de especialização, professor Samuel Castelo; e do presidente do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo da OAB-CE, professor Flávio José Feitosa.

O reitor da Uece saudou os novos estudantes e destacou a importância da parceria para a efetivação dos novos cursos de especialização a distância, em especial para o interior do Estado. “Foi desenhado um projeto e verificamos quais as áreas mais fragilizadas no interior do estado. A ideia foi oferecer cursos que tem a ver com as demandas e necessidades da gestão pública municipal e do bom uso do recurso público municipal”, concluiu o professor Hidelbrando Soares.

As especializações são nas áreas de “Auditoria e Controle Interno”, “Contabilidade Pública”, “Controladoria Pública”, “Gestão Pública” e “Gestão Pública Municipal”. Ao todo, são 900 vagas, sendo cerca de 180 vagas por curso, ofertadas em 19 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil no Estado do Ceará, especialmente no interior. A parceria entre Uece e TCE tem como principal objetivo formar gestores para atuação na administração pública, qualificando-os para a implementação de diferentes ações e programas, administrando com competência e ética as instituições governamentais.

De acordo com a professora Eloisa Vidal, a ação visa contribuir “não só como um ganho individual para quem está fazendo o curso, mas também um ganho para a coletividade, para a comunidade daquele município que passa a ter um profissional mais qualificado, que domina as ferramentas e conhece em profundidade os mecanismos da gestão pública”.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.