Uece é selecionada em 1º lugar entre estaduais para oferta do ProfBio

3 de março de 2016 - 11:52

Foi lançado nesta segunda-feira, 29, o resultado da análise das propostas aprovadas para integrar o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio). A Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi contemplada na 4ª colocação, sendo a 1ª das Estaduais e a 1ª do Norte e Nordeste, dentre 35 propostas analisadas e 18 aprovadas.

O ProfBio atende à Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, coordenada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa destina-se à professores de Biologia em atuação na rede pública de ensino que buscam formação continuada, em nível de pós-graduação stricto sensu.

A Rede do ProfBio será coordenada pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e será ofertado por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em formato semipresencial.

A iniciativa de adesão ao ProfBio partiu da direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS).  “Identificamos o edital do ProfBio no final do ano passado e logo em seguida começamos a construir uma proposta coletiva, envolvendo todos os cursos de Ciências Biológicas da Uece, da capital e do interior”, disse a diretora do CCS, professora Gláucia Posso Lima. “Estamos muito felizes com essa conquista, pois com esse mestrado nós vamos colaborar com a qualificação do ensino público no Estado do Ceará”.

Na Uece, o corpo docente do ProfBio contará com representantes não só do CCS, como também da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi), da Faculdade de Educação de Crateús (Faec), da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli) e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc). Com isso, busca-se promover a integração entre os diversos campi envolvidos e ampliar a oferta de vagas em nível stricto sensu pelo interior do Estado.

Segundo a coordenadora do ProfBio na Uece, professora Patrícia Limaverde, a seleção para a primeira turma está prevista para acontecer no segundo semestre de 2016, e contará com 25 vagas. As aulas devem começar no início de 2017. “Saudamos todos os docentes que apresentarem interesse na candidatura ao Programa, na certeza de que o trabalho coletivo irá contribuir com a melhoria de qualificação do ensino de Biologia no Estado”.

O ProfBio é o quarto Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em que a Uece foi selecionada, integrando também os Programas em Letras (ProfLetras), para professores em serviço no ensino fundamental; e Matemática (ProfMat) e Física (ProFis), para professores em serviço no ensino médio.