Uece e Secretaria de Igualdade Racial lançam projeto Uece pela Equidade Racial

7 de maio de 2024 - 10:58

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial (SEIR), anunciou o lançamento do projeto “Uece pela Equidade Racial” em um evento realizado na tarde desta segunda, 6 de maio, no Salão Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC) na reitoria, campus Itaperi. Este projeto surge como uma iniciativa para aprimorar as ações afirmativas da universidade, intensificando a luta contra o racismo e promovendo a valorização da identidade racial, especialmente de negros, negras e pardos, através da oferta de curso de formação para os membros das bancas, assessoria e elaboração de materiais educativos impressos e virtuais.

O Núcleo de Acompanhamento da Política de Cotas Raciais (NUAPCR), criado em 2023 por meio da Portaria nº 1306 no âmbito da Universidade Estadual do Ceará, desempenha um papel central na execução dessas atividades, incluindo a coordenação das comissões de heteroidentificação de vestibulares, concursos e seleções da instituição. Com a parceria estabelecida com a SEIR, o NUAPCR projeta uma série de ações que visam não apenas aprimorar os processos de seleção, mas também fortalecer outras modalidades de ações afirmativas na universidade.

O presidente do NUAPCR, professor Emanuel Freitas, ressaltou a importância do evento e da parceria com a SEIR, destacando que o objetivo é promover a equidade racial e fortalecer o sentimento de pertencimento étnico: “o evento que nos reúne aqui, pensado pela reitoria da Uece em parceria da Secretaria de Igualdade Racial, visa anunciar o aprimoramento das ações afirmativas da Uece, isto é, ações em combate ao racismo, promover a importância racial e fortalecer o pertencimento de negros, negras e pardos à sua etnia”, pontua.

A secretária da Igualdade Racial, professora Zelma Madeira, enfatizou a necessidade de monitoramento e avaliação contínuos das políticas públicas “estamos aqui hoje reunidos para refinar um processo avaliativo importantíssimo na aplicação da lei 16.197/2017, a lei que instituiu o sistema de cotas nas Instituições de Ensino Superior do Estado do Ceará. O aperfeiçoamento será no âmbito de trilhas formativas, assessorias e materiais educativos”, pontua a professora.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, expressou o compromisso da universidade em avançar na questão das cotas raciais, destacando a parceria com a SEIR como um passo fundamental nesse processo de aprimoramento: “A Uece se tornou referência no Estado no tocante a política de cotas raciais. E é justamente por isso que temos que procurar aperfeiçoar os processos e instrumentais usados. Com a parceria com a Secretaria de Igualdade Racial, tenho certeza que iremos continuar avançando nessa questão”, pontua. “O projeto “Uece pela Equidade Racial” representa mais um passo significativo da Uece na democratização do ensino e na promoção de condições igualitárias de acesso e permanência para todos os estudantes. A luta contra o racismo e a valorização da diversidade são pilares essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, e a Universidade reafirma seu compromisso em contribuir para esse ideal”, finaliza o reitor.

Estiveram presentes ainda o chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel; a pró-reitora de extensão, professora Lana Nascimento; pró-reitora de políticas estudantis, professora Monica Cavaignac; pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, professora Ana Paula Ribeiro; diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Samya Coutinho; vice-diretora do Centro de Educação, professora Antonia Solange Pinheiro Xerez, além de representantes da Secretaria de Igualdade Racial.