Uece e Secretaria da Diversidade articulam parceria com foco na população LGBTQIAPN+

30 de novembro de 2023 - 17:00

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, e o vice-reitor, professor Dárcio Ítalo Teixeira, receberam nesta quinta-feira (30), no gabinete da Reitoria, a secretária da Diversidade do Ceará (Sediv), Mitchelle Meira. O objetivo do encontro foi articular parceria visando a mútua cooperação para viabilizar o fomento de pesquisas e promoção do conhecimento técnico-científico sobre a população LGBTQIAPN+, por meio do desenvolvimento de ações em múltiplas áreas do conhecimento.

Para a secretária, a Uece é um ambiente ideal para o que se pretende. “As universidades públicas são fundamentais para fazermos parcerias de cooperação porque queremos o conhecimento científico junto ao desenvolvimento das políticas públicas. E nada melhor do que as boas práticas que a Universidade Estadual do Ceará tem e apresenta para o Estado e para o Brasil, a partir das experiências desenvolvidas e do conhecimento que a universidade vem passando ao longo desse tempo. Então, em uma Secretaria nova como a nossa, a Secretaria da Diversidade, é fundamental o diálogo e a parceria com a universidade, sabendo que é aqui que a gente vai conseguir, no campo de pesquisa e do conhecimento, traçar a estratégia de uma política pública para enfrentamento ao LGBTfobia no estado do Ceará e também o desenvolvimento social da população LGBT”, afirma Mitchelle.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, acolheu de maneira extremamente favorável a proposta de parceria e levantou possibilidades a serem discutidas com diversos setores da instituição, envolvendo, principalmente, a pós-graduação, com foco em pesquisas sobre a população LGBTQIAPN+. Com isso, em breve, um termo de cooperação será assinado entre a Universidade e a Secretaria.

Estiveram também presentes o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; o diretor da Unidade de Educação Profissional (Unep/Uece), professor Nelson Arruda; e o assessor da Secretaria da Diversidade do Ceará, Anderson Gois.