Uece é presenteada com obras de arte do artista plástico e ex-secretário Carlos Décimo

22 de abril de 2024 - 11:49

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) recebeu, na última sexta-feira (19), a doação de três obras de arte de autoria do artista plástico e ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Carlos Décimo de Souza. As obras, intituladas “Esperança”, “Esperançar” e “Felicidade” foram recebidas e afixadas no Gabinete da Reitoria.

“As obras Esperança e Esperançar são uma homenagem ao patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire. E a obra Felicidade representa tudo o que nós almejamos, uma sociedade feliz”, explicou, emocionado, o artista plástico Carlos Décimo.

Décimo falou ainda de sua alegria por serem recebidas pela Uece. “Me sinto muito honrado e emocionado de ter as obras expostas na nossa universidade. Elas estão no solo sagrado do conhecimento, da inovação, da ciência e da tecnologia, que é a Universidade Estadual do Ceará. Nesses seus 49 anos de existência, a nossa Uece tem contribuído muito para o desenvolvimento do nosso estado, para a inclusão de filhos e filhas de trabalhadores, aqueles invisibilizados que tem aqui a oportunidade de se formar numa universidade de excelência”.

O artista agradeceu o apoio do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, não apenas pela sensibilidade do reconhecimento à obra e ao artista, mas também a ele enquanto secretário da Secitece, em 2022; assim também como fez agradecimentos especiais ao vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, ao chefe de gabinete da Reitoria, Altemar Muniz, e aos amigos, professores da Uece, Kadma Marques, Lúcia Duarte e Fábio Perdigão.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, também agradeceu. “Por tudo que esse belo conjunto de obras representa, eu diria que esse foi o maior e melhor presente de comemoração dos 49 anos da Uece”. O gestor relembrou, ainda, de Carlos Décimo enquanto secretário. “Conheci Carlos sendo secretário da Secitece, podendo contar com seu apoio para a execução do projeto de expansão e interiorização da Uece. Ele foi um gestor que, com humildade, força, compromisso, ética e coragem, liderou a Secitece, reconhecendo a importância de levar o ensino superior para o interior do Ceará… Obrigado, não apenas por esse presente muito representativo, mas também por sua parceira e apoio em momentos cruciais”.

O vice-reitor, professor Dárcio Ítalo Teixeira, destacou que as obras são “inspiradoras”, sendo possível enxergar nelas um bonito horizonte e evidenciando um outro sentimento que envolve todo o conjunto, “o amor”.

Professora Kadma Marques salientou: “Carlos vem fortalecer esse movimento, do compromisso da universidade de aliar a produção do conhecimento com a produção da cultura e da arte…Que bom que a Esperança, o Esperançar e a Felicidade vieram morar aqui”.

Para a formalização, foi assinado, na ocasião, o termo de doação celebrado entre a Funece e o artista plástico, discriminando as obras em acrílica sobre tela, nos seguintes tamanhos: Esperança e Esperançar – 60cm x 70cm; e Felicidade – 70cm x 100cm.

Estiveram também presentes no ato, pró-reitores, diretores, vice-diretores e responsáveis por Centros e Faculdades, e gestores administrativos da Uece.