UECE e Prefeitura de Tauá realizam Fórum de Educação Superior da Região

31 de maio de 2013 - 10:44

“Um dia histórico para a região”. Assim o secretário municipal de Cultura e mestre de cerimônias, Radir Rocha, classificou o Fórum da Educação Superior de Tauá e Região, em sua fala de boas-vindas aos participantes do evento, realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio do Centro de Ciências e Tecnologia (CECITEC), em parceria com a Prefeitura de Tauá, na terça-feira, dia 28 de maio, no Centro Pastoral da Igreja São José.

Em sua fala de abertura do Fórum de Educação Superior de Tauá e Região, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, parabenizou o reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, pela iniciativa de abrir um espaço de discussão com a participação popular.

alt

Auditório lotado ouviu atentamente as apresentações e participou ativamente dos debates

A região conta com duas universidades públicas (UECE e IFCE), 14 instituições privadas,  e um polo de educação a distância, ligado ao sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), segundo a prefeita. “Optamos por focar na UECE porque a Universidade tem uma história no Estado, está conosco há 18 anos e sua chegada aqui foi um divisor de águas para a região, que era uma e outra depois da UECE, que mudou até as conversas na rua”, ressaltou.

De acordo com a prefeita Patrícia Aguiar, havia uma demanda reprimida que era a melhoria do campus do CECITEC. Necessidade que foi atendida com a ordem de serviço (OS) do Governo do Estado autorizando os serviços de reforma e ampliação do prédio da unidade. A outra demanda é “ampliar a oferta dos cursos, que são os mesmo de 18 anos atrás”, salientou a chefe do executivo municipal.

O Fórum de Educação Superior de Tauá e Região foi o quarto realizado pela UECE, que vem promovendo estes debates nas cidades onde tem campus, e objetivam fazer o mapeamento das necessidades locais e buscar atendê-las a partir de um planejamento articulado com outras instituições públicas de ensino superior e prefeituras.

Planejar articuladamente contribui para evitar o uso duplicado do dinheiro público, ou seja, duas instituições de ensino superior tenham o mesmo curso, “quando se pode aumentar o leque de ofertas”, disse o reitor. A UECE tem como missão formar professores. “Dois terços dos nossos alunos, de 50 cursos, estão se preparando para ser professores da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio”.

Há a necessidade de ampliar a quantidade de cursos pelo CECITEC porque a Educação Básica exige 14 áreas de formação e o Centro oferece apenas três, reconheceu o reitor, que também chamou a atenção para a qualidade dos cursos oferecidos pela UAB, plataforma técnica de educação a distância induzida e financiada pelo Governo Federal, mas sob responsabilidade dos municípios.

Encerrando sua fala, o professor Jackson disse que em 2015 o CECITEC comemorará 20 anos de criação, com novos professores contratados, novo campus e novos cursos, provavelmente a distância, pois o período de construção do prédio impedirá, no curto prazo, investimentos neste sentido.

Profissionais de educação apresentam as áreas de maior carência na região de Tauá