Uece e Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações assinam termo de parceria

6 de outubro de 2022 - 08:26 # # #

O termo tem como objetivo a execução de projetos de PD&I em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, recebeu, na manhã de ontem (26), o ministro da Ciência Tecnologia e Inovações, Paulo César Alvim, para assinatura do termo de parceria para execução de projetos de PD&I, em TIC, no âmbito dos programas e projetos prioritários com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A assinatura do termo ocorreu na sala dos órgãos colegiados na reitoria. O programa tem ainda parceria da Associação para promoção da excelência do software brasileiro – SOFTEX e do Instituto Iracema de Pesquisa e Inovação.

O acordo tem por objeto o desenvolvimento de um programa de capacitação em informática para pessoas cegas, que permita a inclusão social e digital do aluno e sua inserção no mercado de trabalho de TI. A capacitação possui módulos de inclusão digital, informática básica, informática aplicada e programação que visa capacitar 100 alunos de acordo com o nível de alfabetização e conhecimento em braille. Além disso, o programa produzirá produtos de Tecnologia Assistiva (TA), tais como células braille aumentadas, reglete digitais, notebrailles e impressoras brailles integrado a material didático. Estima-se a produção de 200 periféricos de tecnologia assistiva, de acordo com as necessidades de aprendizado dos alunos dos cursos de capacitação.

“É com satisfação que recebemos o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações hoje na Uece. É uma visita histórica e honrosa, uma vez que é o primeiro ministro de estado a visitar a nossa universidade. A assinatura desse acordo vem fortalecer a atuação da nossa Universidade, atuação essa que vem se expandindo com a criação de 3 novos campi e com a abertura de novos cursos. É uma ação de grande impacto na economia de cada um dos municípios e regiões contemplados com os novos campi da Universidade Estadual do Ceará. Estamos levando desenvolvimento, democracia, liberdade, responsabilidade social, pensamento científico e crítico para os jovens interiorianos. Além disso, temos o desafio da criação de um ambiente que congregue, dentro da universidade, o pensamento inovador e empreendedor. A agência de inovação tem a missão de articular e integrar as estruturas de empreendedorismo e inovação que já existem na Universidade e a assinatura deste acordo de cooperação é um importante passo nessa direção, contando também com instituições parceiras, como o IFCE” afirma o reitor, professor Hidelbrando Soares.

O reitor ainda pontuou a importância da construção do Hospital Universitário da UECE, o maior equipamento hospitalar do Ceará, situado no campus Itaperi, além do Hospital Veterinário, que é o maior hospital veterinário do Nordeste e, somente em 2021, realizou mais de 20 mil atendimentos.

O ministro Paulo César Alvim apontou que as tecnologias assistivas estão dentro das prioridades do Ministério, sendo um desafio a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente escolar. “Esse projeto abre janelas de oportunidade para pessoas cegas, conhecimento que levará à inserção de jovens no mercado de trabalho” comenta o ministro Paulo César Alvim.

Também estavam presentes o Vice-reitor da Universidade Estadual do Ceará, professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira; Reitor da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, professor José Wally Mendonça Menezes; Presidente da Associação para promoção da excelência do software brasileiro – SOFTEX, Rubem Arnoldo Soto Delgado; Presidente do Instituto Iracema de pesquisa e inovação, Anaxágoras Maia Girão; Diretor de Administração do MCTI, Alexandre Villain; Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação digital da SEMPI/MCTI, Henrique de Oliveira Miguel; Coordenador-geral de inovação digital da SEMPI/MCTI, Hamilton José Mendes; Coordenador-geral de tecnologias habilitadoras da SEMPI/MCTI, Felipe Bellucci; Chefe da assessoria de assuntos parlamentares do MCTI, Edvaldo Dias; Diretor científico do instituto Iracema de Pesquisa e Inovação, João Batista Frota; Diretor Administrativo do Instituto Iracema, Ney Robson Lima; pró-reitores e professores da Uece.