Uece e Instituto Iracema projetam construção de projeto de extensão para ensino de física

28 de junho de 2023 - 16:15 #

Ocorreu nesta terça-feira, 27 de junho, no Instituto Iracema, reunião entre os dirigentes do Instituto e o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, com a finalidade de dar início à construção de um projeto de extensão na área de formação docente em Física.

A reunião se iniciou com a apresentação de vários projetos desenvolvidos pelo instituto, como o upgrade tecnológico para respirador artificial, que auxilia a equipe médica em análises como a capacidade pulmonar, dentre outros protótipos testados e aprovados. A apresentação foi conduzida pelo pesquisador e colaborador do Instituto, João Batista.

O físico e pesquisador cearense, Cláudio Lenz, presente de forma virtual na reunião, apresentou o Desacelerador Antiprótons. Cláudio falou sobre a “física real”, aquela que desperta curiosidade na maioria das pessoas e criticou o ensino tradicional de ciências, que, em seu entendimento, afasta os alunos por trabalhar somente com a teoria. O pesquisador propõe, ainda, um projeto de ensino de física baseado em experimentações acessíveis.

O presidente do Instituto Iracema, Anaxágoras Maia Girão, apresentou o embrião do projeto “Física ao Ar Livre”. A proposta é oferecer um curso para professores de física, com foco no ensino prático, através do uso de ferramentas de tecnologia como smartphones e módulos arduíno. O objetivo desse projeto é trazer as experiências já ofertadas em museus interativos de físicas e institutos de ciência para o cotidiano dos alunos de escola pública, no ensino básico.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, ressaltou que o projeto tem o protagonismo estudantil como principal ponto e afirmou que para a construção desta robusta proposta a equipe de ensino deve estar afinada e atenta “com a dimensão pedagógica que estrutura a ideia original”, finaliza.

Estiveram presentes também a Pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento, a professora de física da Uece, Ivoneide Pinheiro de Lima, e o Diretor Administrativo do Instituto Iracema, Ney Robson Lima.