Uece e Instituto Cervantes articulam parceria para promover língua e cultural espanhola no CE

12 de abril de 2024 - 16:18

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, recebeu, nesta sexta-feira (12), no gabinete da Reitoria, a visita da diretora do Instituto Cervantes de Recife, Rosa Sanchez, com o intuito de articular parceria para promoção da língua e da cultura espanhola no Estado do Ceará.

O Instituto, atualmente, possui 100 centros, em 45 países, sendo ele um órgão oficial criado pelo Governo da Espanha em 1991 com o objetivo de promover o ensino e a aprendizagem do espanhol e das línguas co-oficiais da Espanha, e difundir a cultura pan-hispânica no mundo.

A diretora estava acompanhada pelo professor dos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciência da Computação da Uece, Marcial Fernandez, que é também vice-presidente da Asociación de Científicos Españoles en Brasil (Acebra) e consultor do Governo do Estado do Ceará na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além de mediador do encontro entre o Instituto Cervantes e a Uece.

Para o reitor da Uece, a parceria será de grande valor para a instituição e para o Ceará. “Recebemos a visita da diretora com grandes expectativas, para criação de oportunidades na graduação e na pós-graduação, por meio do nosso Escritório de Cooperação Internacional (ECint), bem como para todo o Ceará”, ressaltou o professor Hidelbrando Soares.

De acordo com a diretora do Instituto Cervantes, essa será uma parceria muito bem-vinda. “O Instituto considera muito necessário facilitar e difundir o espanhol, sendo o Ceará um Estado de grande importância para nós. Precisamos que estudantes e funcionários das universidades tenham essa aproximação com os estudos de espanhol. Não apenas os estudos, também a certificação em espanhol”.

Para concretizar a parceria, será firmado, em breve, um termo de cooperação por meio do ECint/Uece.

Estiveram também presentes no encontro, o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues, e a diretora do ECint, professora Kadma Marques.