UECE e INEC estudam futuras parcerias

13 de julho de 2012 - 18:20 #

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio, após receber informações sobre um leque de produtos ofertados pelo Instituto Nordeste Cidadania (INEC), estuda agora, a possibilidade de firmar futuras parcerias, que irão beneficiar as comunidades acadêmicas e do entorno dos diversos Campi da Instituição, em Fortaleza e no interior do Estado. A presidente do INEC, Cássia Regina Xavier de Andrade, fez uma visita de cortesia ao Reitor Jackson Sampaio e aproveitou a ocasião para falar do INEC e de suas ações. Lembrou que já existe uma parceria Uece / INEC, via Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), que resultou na implantação de um de seus empreendimentos, o Espaço Nordeste e Cidadania, inaugurado, em janeiro de 2012, no Campus Experimental de Educação Ambiental e Ecologia da Uece, em Pacoti, região serrana do Maciço de Baturité, a 130 km de Fortaleza.

Explicou a presidente do INEC, Cássia Regina, que para empreender o Espaço Nordeste e Cidadania conta com o apoio financeiro do Banco do Nordeste. No início de 2012, quando foi firmada a parceria entre Uece e INEC, para a implantação do Espaço Nordeste no Campus Experimental de Pacoti, o Superintendente Estadual do BNB, Francisco Rivônio de Morais Pinto, assegurou recursos no valor de R$ 5 milhões para atender projetos que envolvem mini-empresários, produtores rurais e Micro e Pequenas Empresas (MPE) de oito municípios daquela região. O Espaço Nordeste prevê a realização de atividades sociais, culturais e de negócios.

A presidente Cássia Regina falou, também, sobre a realização de sonhos, tanto de entidades como de comunidades de baixa renda, em que o colaborador é o principal agente viabilizador. Nesse sentido, ajuda no desenvolvimento social e econômico, por meio da realização de diversos projetos sociais que têm como foco a inclusão social, cultural e econômica. É nesse aspecto que atua o Espaço Nordeste do Campus de Pacoti.

O INEC desenvolve oito projetos: Espaço Nordeste; Prosseguir; Aprender a empreender; Microfinanças; Espaço de leitura; Arte-identidade; Programa de Desenvolvimento e Integração Comunitária; e Campanha Natal sem fome dos Sonhos. Por meio de tais projetos possibilita aos seus participantes, alternativas de inclusão social, bancária e de formação humana e cidadã, o que possibilita a geração de emprego e renda.

Diante desse leque de ofertas do INEC, o Reitor Jackson Sampaio, disse à presidente Cássia Regina, que irá analisar os projetos e até mencionou alguns, como o resgate da Unidade de Empreendedorismo e Saúde Pública (UESP), que, anteriormente, existiu na Uece, o Espaço de Leitura, entre outros. A Pró-Reitora de Extensão da Uece, professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, esteve presente à visita da presidente do INEC, Cássia Regina Xavier de Andrade, ao Reitor Jackson Sampaio. A assessora técnica do INEC, Manuela Grangeiro, acompanhou a presidente do Instituto Nordeste Cidadania, nessa visita.

Fonte / Informação: Assessoria de Comunicação, 3101-9605