Uece e Escola de Saúde Pública fortalecem parcerias

22 de junho de 2023 - 16:06 # #

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 22 de junho, reunião entre o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares e o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, professor Luciano Pamplona. O encontro teve como objetivo estreitar relacionamento e fortalecer parcerias entre as instituições.

O professor Luciano iniciou sua fala expondo a alegria que é retornar à Uece, ele que é egresso da instituição, do curso de Ciências Biológicas. “Fiz questão em vir aqui na Uece para essa nossa primeira reunião e relembrar um pouco da época que vinha ao campus diariamente quando estava na graduação de ciências biológicas.”, comenta.

O superintendente falou ainda que é um desejo da atual gestão da Escola de Saúde Pública juntar as forças de trabalho com a Uece a fim de trabalhar em conjunto com a universidade e somar os esforços, já que ambos estão abaixo da mesma estrutura de estado e são financiadas com investimento público. “Não temos e não queremos ter nenhuma área de sombreamento entre a Escola e a Universidade. Queremos sim, alinhar e trabalhar em conjunto, seja na área de educação, seja na área de inovação e em outras áreas que venhamos a acordar”.

Para o professor Hidelbrando, a ideia de complementariedade nos serviços ofertados pelas instituições, fazendo com que ambas atuem em conjunto é fundamental. “Acredito que tenhamos uma bela parceria pela frente quando falamos de inovação em saúde. Existe sim um terreno extremamente fértil nesse campo. Podemos e devemos fazer isso, a partir de agora, de forma mais integrada e articulada, pensando projetos comuns a fim de buscar recursos para fortalecer a produção científica na área de inovação em saúde”, finaliza. O reitor entregou ainda, de forma virtual, o plano de gestão 2021-2025 da universidade, o porfólio de tecnologias, a revista da IncubaUece e livros virtuais da EdUece.

O professor da Uece, Sales Ávila, que se encontra cedido para a Escola, e atualmente Diretor de Inovação da ESP também esteve presente na reunião. Para o professor Sales “após o desenvolvimento do Elmo, a Escola de Saúde Pública encontrou o seu nicho de atuação dentro do ecossistema de inovação. O fato de a Escola atuar diretamente com profissionais de saúde atuantes, nos coloca como qualificadores de demandas na área da saúde, além de sermos porta de entrada das “dores” dos profissionais de saúde no tocante a necessidade de soluções inovadoras, além de atuar como validador das soluções desenvolvidas” finaliza.

Também estiveram presentes o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; o chefe da Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; a pró-reitora de Graduação, professor Mazza Maciel; a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Cavaignac; a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Giuseppe; o pró-reitor de Administração, Fernando Santos; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Samya Coutinho; a coordenadora do Curso de Medicina, professora Jocélia Bringel; o coordenador da Agência de Inovação (Agin), professor Jerffeson Teixeira; a vice-coordenadora da Agin, professora Denise Carvalho; e o coordenador da criação e implantação do Complexo de Equipamentos e Laboratórios Multiusuários e Microscopia Avançada (CELMMA), professor Paulo Bersano, a assessora jurídica, Clarice Alencar; e a professora Suzyane Barcelos, membro da equipe da diretoria de Educação Permanente em Saúde da Escola de Saúde Pública.