Uece e Ematerce diagnosticam doenças que causam mortes súbitas em galinhas

27 de setembro de 2024 - 08:20

 

O Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da região dos Inhamuns (Cecitec), campus da Uece em Tauá, e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritórios de Tauá-CE e de Quiterianopolis-CE, detectaram a ocorrência de mortes súbitas em galinhas no sítio Cipoeiro, de propriedade da agropecuarista familiar, Maria de Fátima Justino. Os animais mortos foram remetidos para o Laboratório de Patologia Animal Comparada – Lapcom para realização do diagnóstico dos óbitos dos animais.

A agricultora Maria de Fátima é beneficiária do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, reside no município de Quiterianópolis-CE e é acompanhada pelos Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural- ATER, Raí Rebouças Cavalcante (Engenheiro Agrônomo) e Iarle Feitosa (Médico Veterinário), da Ematerce. A agricultora relatou a morte súbita de alguns animais na sua propriedade, porém o que mais chamou atenção foi a presença de canibalismo entre as aves, que estavam feridas na região da cloaca.

Para fechar o diagnóstico os extensionistas contaram com a equipe do LAPCOM, a professora Telma Sousa, e os bolsistas Aquiles Vicente, Milena Rodrigues e Adriel do curso de medicina veterinária da Uece em Tauá.

O diagnóstico final será entregue após análises microscópicas do material coletado, porém a equipe do laboratório forneceu um resultado prévio de Lipdose hepática ocasionada pelo acúmulo de gordura no animal, principalmente no fígado, referente a má nutrição e oferta de ração pobre em proteína. Também foram identificados vermes no trato digestivo e calosidades nas patas do animal, que são reflexo de aspectos do manejo ambiental já identificados anteriormente pelos extensionistas.

A necrópsia realizada pela equipe é forte aliada a prestação da assistência técnica em campo, fornecendo dados aos extensionistas fundamentais para o desenvolvimento da agropecuária local. Correções no manejo alimentar, como oferta de ração rica em proteína e complexo de minerais foram manejos propostos a agricultura. E a respeito do canibalismo apresentado pelos animais, foi sugerido melhora do conforto térmico e redução do estresse animais com soltura nos períodos mais frios e oferta de capim para estimular o pastejo das aves.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Ematerce.