Uece e Dell comemoram resultados positivos no programa de qualificação profissional

29 de maio de 2023 - 16:51 # #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) em parceria com a Dell Technologies, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO) e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell (Lead) comemora a capacitação de mais de 5.000 estudantes e professores através de dois editais do Programa Gratuito de Qualificação Acessível Profissional.

O primeiro edital ofertou 300 vagas destinadas preferencialmente para professores das escolas profissionalizantes da rede pública de ensino do Estado do Ceará. Foram matriculados 280 profissionais da educação na trilha dos cursos “Suporte Técnico em Tecnologia da Informação” e “Introdução à Lógica de Programação em Python”.

O segundo edital ofertou inicialmente 2.000 vagas para estudantes de escolas profissionalizantes da rede pública de ensino do Estado do Ceará. Diante do número de interessados e do plano de escalabilidade estruturado pela SEDUC, foi possível expandir a oferta, e ao final foram matriculados 5.349  estudantes no curso “Suporte Técnico em Tecnologia da Informação”.

Após a conclusão dos cursos realizados na Plataforma Dell Accessible Learning e aplicação dos editais, foram obtidos ao todo 5.323 aprovados em ambos editais, sendo 200 professores aprovados no primeiro edital, e 5.123 (95,8%) estudantes aprovados no segundo edital.

“A Dell tem o compromisso de desenvolver tecnologias que promovam impactos sociais e a inclusão digital. Nossa parceria com a UECE, SEDUC e IDESCO através da plataforma Dell Acessible Learning nos permite avançar nesse objetivo, oferecendo educação com acessibilidade e disponível para estudantes do estado onde quer que eles estejam. Estamos bastante contentes com os resultados desse programa e, principalmente, entusiasmados com os frutos que esta oportunidade irá gerar”, disse Éder Soares, líder do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Dell Technologies.

“A parceria UECE Dell, que já conta mais de uma década, já alcançou mais de 40 mil alunos em diversos cursos relacionados à tecnologia da informação, inclusive e mais notadamente pessoas com deficiência.  As tecnologias que suportam o aprendizado, principalmente de programadores, foram desenvolvidas ao longo desse tempo, sendo objeto de pesquisas de mestrado e doutorado, com diversas publicações internacionais. Não é de se admirar que os alunos ligados ao programa C-Jovem tenham se identificado tanto com a nossa plataforma de ensino”, comenta o professor Francisco Oliveira, coordenador científico do projeto pela Universidade Estadual do Ceará.