UECE é a segunda no Prêmio FINEP 2009/Região Nordeste

18 de novembro de 2009 - 14:05 #

Com. Domínio Digital é o projeto que nasceu da parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Aliança e que conquistou o segundo lugar ao concorrer o Prêmio FINEP de Inovação 2009/Região Nordeste, na categoria Tecnologia Social. A festa do Prêmio FINEP Região Nordeste para entrega dos prêmios aos vencedores, nas cinco categorias, aconteceu nessa segunda-feira (16/11), na sede do Instituto Ricardo Brennand, na Sala dos Conselhos, em Recife (PE). Na categoria que a UECE/Instituto Aliança concorreu estavam inscritos 127 trabalhos.

O Reitor da UECE, prof. Francisco de Assis Moura Araripe, participou da solenidade e ficou feliz com o resultado. O troféu que recebeu já se encontra na UECE. O evento contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão (PROEX), da UECE, Celina Ellery, e do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Luís Manuel Rebelo Fernandes. Os três finalistas na categoria Tecnologia Social foram a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultural (Ceará), a Fundação Universidade Estadual do Ceará e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI) e esta última foi a vencedora do Prêmio FINEP Região Nordeste, que vai disputar a edição nacional do Prêmio, que se realizará em dezembro, em Brasília.

A 12ª edição do Prêmio FINEP de Inovação, criado pela Financiadora de Estudos e Projetos, foi lançado em maio deste ano, em Brasília,  pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Trata-se da maior premiação à inovação tecnológica do país, com o objetivo de premiar esforços inovadores realizados por empresas, instituições de ciência e tecnologia e organizações sociais brasileiras. A produção é nacional, mas as suas aplicações podem ser tanto no Brasil como no exterior.

Este ano, os vencedores nas etapas regionais e nacional concorrem a R$ 29 milhões em financiamentos pré-aprovados pela FINEP. Desse total, R$ 9 milhões serão em recursos não reembolsáveis (não precisam ser devolvidos) e até R$ 20 milhões em recursos reembolsáveis do programa FINEP Inova Brasil.