UECE recebe Prêmio FINEP 2009/Região Nordeste

25 de novembro de 2009 - 14:45 #

Com. Domínio Digital é o projeto que nasceu da parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o Instituto Aliança e que conquistou o segundo lugar ao concorrer o Prêmio FINEP de Inovação 2009/Região Nordeste, na categoria Tecnologia Social. A festa do Prêmio FINEP Região Nordeste para entrega dos prêmios aos vencedores, nas cinco categorias, aconteceu no dia 16 de novembro, na sede do Instituto Ricardo Brennand, na Sala dos Conselhos, em Recife (PE). Na categoria que a UECE/Instituto Aliança concorreu estavam inscritos 127 trabalhos.

O Reitor da UECE, prof. Francisco de Assis Moura Araripe, participou da solenidade e recebeu o troféu,  Prêmio FINEP de Inovação 2009/Região Nordeste, das mãos do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Luís Manuel Rebelo Fernandes. O evento contou também com a presença da Pró-Reitora de Extensão (PROEX), da UECE, profa. Celina Ellery, e da Diretora Pedagógica do Instituto Aliança profa. Ilma Oliveira.

Ao parabenizar a Universidade pelo resultado do concurso, a FIEC fez a seguinte manifestação: “É com imensa satisfação, que a Federação das Indústrias do Ceará – FIEC, através do Instituto Euvaldo Lodi/CE, vem parabenizar a empresa Fundação Universidade Estadual do Ceará por ser finalista da Etapa Regional do Prêmio FINEP de Inovação 2009, Categoria Tecnologia Social. Somos conscientes que a participação de sua instituição elevou o nível dessa premiação, e que contribuiu assim, para estimular o Desenvolvimento Tecnológico, bem como a Pesquisa e Inovação Tecnológica no País por meio de projetos inovadores na área de Ciência e Tecnologia”.

Segundo a Pró-reitora de Extensão, Celina Ellery, o Com. Domínio Digital constitui um projeto de educação integral, com uma carga horária total de 640h e tem como objetivo formar e inserir social e economicamente jovens que vêm de escolas públicas e não têm fácil acesso a oportunidades de qualificação para ingresso no moderno Mundo do Trabalho. O Com. Domínio Digital, desenvolvido pelo Instituto Aliança em parceria com a UECE desde 2005, está atualmente distribuído em 7 Estados – Ceará, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – e em 48 núcleos, beneficiando aproximadamente 6.000 jovens. Conta com o apoio financeiro, do Instituto IBI, do Instituto Walmart, da Avina, do Fundo Japonês e do BID, entre outros. As taxas de inserção têm atingido uma média de 68%.

Os três finalistas na categoria Tecnologia Social do Prêmio FINEP de Inovação 2009/Região Nordeste foram a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultural (Ceará), a Fundação Universidade Estadual do Ceará e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI) e esta última foi a vencedora do Prêmio FINEP Região Nordeste, que vai disputar a edição nacional do Prêmio, que se realizará em dezembro, em Brasília.

No Ceará e em Pernambuco, a experiência do Com. Domínio Digital foi ampliada sendo absorvida pelas Secretarias de Educação dos dois estados, como política pública, com uma experiência piloto em 40 escolas. No Ceará, no ano de 2009, estão sendo formados 1.580 jovens. No próximo dia 15 de dezembro, a UECE estará certificando cerca de 900 jovens em uma solenidade no Ginásio Coberto Paulo Sarasate, presidida pelo Reitor da UECE, Assis Araripe. O evento contará com a presença de representantes da administração superior da UECE, da direção do Instituto Aliança e da Secretaria de Educação do Estado, além de familiares e convidados. A UECE, através da PROEX, acompanha as ações do projeto em todos os estados e atua como entidade certificadora.

A 12ª edição do Prêmio FINEP de Inovação, criado pela Financiadora de Estudos e Projetos, foi lançado em maio deste ano, em Brasília,  pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Trata-se da maior premiação à inovação tecnológica do país, com o objetivo de premiar esforços inovadores realizados por empresas, instituições de ciência e tecnologia e organizações sociais brasileiras. A produção é nacional, mas as suas aplicações podem ser tanto no Brasil como no exterior.

Este ano, os vencedores nas etapas regionais e nacional concorrem a R$ 29 milhões em financiamentos pré-aprovados pela FINEP. Desse total, R$ 9 milhões serão em recursos não reembolsáveis (não precisam ser devolvidos) e até R$ 20 milhões em recursos reembolsáveis do programa FINEP Inova Brasil.