UECE divulga segundo programa do Univerciência

18 de junho de 2021 - 14:43 #

Univerciência traz a história das vacinas, composto com ação antibacteriana e produtos derivados do ‘mel do cacau’

No Univerciência desta semana, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vão contar a história do surgimento das vacinas. O programa mostra também a descoberta do grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de um composto capaz de combater as superbactérias, e a pesquisa das composições alimentícias de chocolate e de gelado comestível, que proporcionou à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), sua terceira carta patente.

Sabemos hoje que as vacinas são produzidas por microorganismos conservados em laboratório, sendo atenuados ou inativados. Porém, a história da vacina começa com uma onda de varíola no século XVIII. A partir da observação de trabalhadores da agropecuária que adoeciam da varíola bovina, doença menos agressiva, foi constatado a imunidade da varíola humana. Ao perceberem a proteção, os pesquisadores imunizaram um adolescente com a varíola bovina e conseguiram provar para a população que ele estava imune a variante humana. Esses conhecimentos, experimentos e descobertas, que aconteceram graças às pesquisas científicas, serão contados no programa por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A partir do ácido celeno glicólico, os pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba produziram um composto com ação antibacteriana. Neste segundo episódio do programa, o telespectador vai conhecer a descoberta que pode combater as temidas superbactérias, altamente resistentes aos antibióticos. A composição atua para evitar que a bactéria coloque para fora os antibióticos.

“Composição Alimentícia com ‘mel de cacau’ é o título da invenção que proporcionou à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia sua terceira carta patente, emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em fevereiro de 2021. A pesquisa trata das composições alimentícias de chocolate e de gelado comestível, a partir do chamado ‘mel de cacau’. O produto também promete ser um substituto natural do açúcar, além de ser uma esperança para a crise do agronegócio do cacau no Brasil causada, inclusive, pela devastação da vassoura de bruxa. A situação levou os pesquisadores a buscarem alternativas para o cacau, um dos principais frutos produzidos no sul da Bahia.

O programa Univerciência tem a participação de instituições de todos os estados nordestinos a partir da parceria entre as universidades e televisões públicas da região. A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Acesse nosso canal no youtube @UeceOficial e assista ao programa 2.

Saiba Mais

O programa será transmitido no canal UeceOficial quinzenalmente, sempre às sextas-feiras. Na primeira temporada serão exibidos 15 programas de 26 minutos, que trazem resultados do conhecimento e saberes das universidades na relação com o cotidiano da população nordestina.

A produção, a articulação, a exibição e a distribuição do Univerciência serão feitas pela TVE Bahia, e os conteúdos, produzidos pelas próprias universidades nordestinas, terão apresentação, produção e edição final da TV Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), podem ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras, que juntas alcançam cerca de 40 milhões de pessoas, e será disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada emissora de TV e universidade participante.