Uece dialoga com o projeto da Universidade da Periferia

17 de janeiro de 2024 - 11:56

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, se reuniu na tarde, da última segunda-feira, 15 de janeiro, na reitoria da Uece, para discutir a Universidade da Periferia, com os representantes do Movimento dos Trabalhadores sem Teto no Ceará (MTST), Sérgio Farias e Tiago Ribeiro, o representante do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO), professor da Faculdade de Educação de Itapipoca/Uece (FACEDI) Frederico Costa, o presidente do IEPRO, professor Horácio Frota, o chefe de Gabinete da Uece, professor Altemar Muniz e o representante da pró-reitoria de Extensão, professor Jones Baroni.

Durante a reunião foi debatido, especialmente, o foco para a segurança alimentar e o combate à fome. Segundo Sérgio Farias, a intenção é de formar Mestre de Cozinha Solidária. O MTST tem duas cozinhas populares instaladas no Bairro Jangurussu.

A ideia é somar instituições como a Uece; o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC); a Universidade Federal do Ceará (UFC); o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), na integração do saber no território e a sua relação com os problemas da realidade, empoderamento às comunidades e periferias.

Transformar a realidade em saber é a estratégia da Universidade da Periferia, com as instituições acima citadas. O projeto pretende mudar a vida das pessoas que não são alcançadas, especialmente, do grande bairro do Jangurussu em Fortaleza.