Uece destaca parcerias com Europa em seminário sobre cooperação em CT&I

20 de março de 2026 - 14:44

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) participou, na última quarta-feira (18), do “2º Seminário de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação: Ceará & União Europeia”, realizado no Museu da Imagem e
do Som (MIS), em Fortaleza. O evento integrou a agenda da Missão da União Europeia no Brasil e de estados membros que visitaram o Ceará entre os dias 16 e 18 de março, com o objetivo de conhecer o ecossistema de inovação do estado.

Promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com apoio de outras instituições, o seminário reuniu diplomatas, pesquisadores e gestores
públicos para discutir oportunidades de cooperação internacional em áreas estratégicas, como mobilidade acadêmica, financiamento de projetos, transformação digital e transição energética.

Representando a Uece, o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECInt), professor Francisco Edmar Pereira Neto, participou do painel “Mobilidade em Pesquisa”, que debateu mecanismos de
financiamento, intercâmbio acadêmico e novas possibilidades de colaboração entre instituições europeias e cearenses.

O painel teve como moderador Raimundo Costa, presidente da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap), e contou com a participação dos painelistas Reseda Streb (DAAD), Ricardo Viana, cônsul
honorário da República Tcheca em Fortaleza, Rui Vicente Oppermann (CAPES), Joélia Marques (IFCE), Barros Neto (UFC) e Afonso Carneiro (UNIFOR), além do próprio professor Francisco Edmar Pereira Neto.
Durante sua participação, o professor destacou a trajetória de cooperação internacional da universidade. “A Uece já conta com mais de 20 acordos formais de cooperação com instituições da comunidade europeia, o que demonstra a solidez e a relevância dessas parcerias ao longo dos anos”, afirmou.

Ele também ressaltou o impacto dessas colaborações no fortalecimento da pesquisa científica. “Essa relação tem se intensificado e hoje contamos com cerca de 180 grupos de pesquisa em diversas áreas do
conhecimento, com destaque para saúde humana, saúde animal e saúde digital”, explicou.

Segundo professor Edmar, a universidade também vem ampliando sua atuação na área de inovação. “A Uece investe fortemente em inovação, através da Agência de Inovação da Uece e a Incubadora de Empresas que atualmente reúne cerca de 15 empresas e fomenta o desenvolvimento de aproximadamente 40 startups”, pontuou.

O seminário marcou o encerramento da missão internacional no estado, que contou com representantes da União Europeia no Brasil e de países como Alemanha, Suécia, Áustria, Espanha, Bélgica, Itália, Eslováquia, Eslovênia, Malta e República Tcheca, consolidando o Ceará como um ambiente estratégico para parcerias em ciência, tecnologia e inovação.