UECE cresce em indicador de qualidade do MEC

13 de dezembro de 2019 - 16:29 # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) mais uma vez tem seu padrão de qualidade confirmado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou na última quarta-feira (11), o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2018, o qual considera apenas a categoria universidades (sem contar institutos, faculdades etc).

A Uece teve pontuação de 2,97, situando-se na faixa de nota 4, índice considerado “muito bom”. No total, 2.052 instituições, públicas e privadas, foram avaliadas pelo INEP. Dessas, 2% obtiveram nota 5, a máxima; outras 21% obtiveram nota 4, caso da UECE; e a maioria, 63%, foi avaliada com nota 3.

O reitor Jackson Sampaio, ressalta que “Alcançar a nota 4 no IGC demonstra a capacidade de crescimento qualitativo da Uece e sua potência para a obtenção de financiamentos, constituição de parcerias nacionais e internacionais, atração de mobilidade estudantil e docente, além da autorização para várias novas iniciativas, como a de oferecer mestrados na modalidade de Educação a Distância (EaD)”.

O IGC é o indicador que avalia a instituição. Fazem parte do cálculo do IGC: média dos resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) de graduação, pelo Enade, no triênio 2016/18; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação trienal disponível; e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Um dos principais fatores do IGC é o CPC, também divulgado pelo INEP na quarta-feira. Enquanto o IGC analisa a instituição como um todo, o CPC mede a qualidade de cada curso de graduação, separadamente. Cinco cursos da UECE foram avaliados, sendo que Psicologia e Serviço Social obtiveram o índice 4 e Ciências Contábeis, Administração e Administração Pública obtiveram índice 3.

A pró-reitora de graduação, professora Monica Cavaignac comenta os resultados obtidos pelos cursos: “Os altos índices obtidos por nossos cursos se devem não só ao desempenho acadêmico dos estudantes, que têm oportunidades de vivenciar intensamente a universidade, participando de projetos de pesquisa e extensão, monitoria, estágio supervisionado e outras atividades para além da sala de aula; mas também à qualificação dos professores, majoritariamente mestres e doutores; ao cuidado com que os colegiados elaboram e acompanham o desenvolvimento dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC); e aos esforços da gestão no sentido de melhorar as condições de permanência universitária. Desse modo, acreditamos que os cursos com índices até 3 podem melhorar com investimentos em formação permanente do corpo docente; atualização contínua dos PPCs e ampliação das políticas de assistência estudantil, sobretudo com o aumento da oferta de bolsas.”

O CPC avalia o curso em uma escala de 1 a 5. Para o cálculo, são considerados: Conceito ENADE (desempenho dos alunos na prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo.