Uece cresce e ocupa o pódio das universidades mais lembradas do Ceará

21 de setembro de 2023 - 13:17

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é uma das universidades mais lembradas pelos cearenses, de acordo com o Anuário do Ceará 2023-2024, publicação impressa mais antiga em circulação no Estado.

A obra, atualizada anualmente pelo Grupo de Comunicação O Povo, traz os dados e as análises do Estado, com informações dos 184 municípios cearenses em estatísticas, gráficos e tabelas. Entre eles, o Datafolha Top of Mind, que revela as marcas nacionais, internacionais e locais mais lembradas pelos consumidores no Estado.

Na categoria “Faculdade”, a Uece ocupa tecnicamente a segunda posição da pesquisa, com 9% das citações espontâneas – um aumento de 3,5 pontos percentuais em relação à edição anterior, uma vez que a Universidade de Fortaleza (Unifor) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) compartilham o primeiro lugar na categoria. A Uece também foi mais lembrada nas classes A e B, alcançando 11,3% das citações, quase o dobro de 2022 (6%). A Universidade está em um processo de expansão e interiorização, com a abertura de três novos campi no Interior e de oito novos cursos, incluindo bacharelados.

Hidelbrando Soares, reitor da Uece, acredita que um dos fatores decisivos para que a Universidade seja lembrada pelos cearenses são o reconhecimento e o retorno que a instituição traz ao povo cearense. Ele a qualifica como “uma universidade que passa a ter destaque nacional, internacional, como uma instituição acadêmica produtora de conhecimento e ao mesmo tempo formadora de uma mão de obra muito qualificada para o mercado cearense e brasileiro”.

Como foi feita a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024

A convite do Anuário Ceará, o Instituto Datafolha aplicou entre os dias 3 e 8 de maio de 2023 a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind com 510 entrevistados na população geral, bem como 143 entrevistas com o público das classes A/B.

Do total, 53% foram mulheres e 47% homens. A faixa etária contemplou 24% com idade entre 45 a 59 anos; 23% entre 25 e 34 anos; e 18% com 60 anos ou + e empate de 17% na faxa entre 18 a 24 anos e 35 a 44 anos.

Dos respondentes, 48% são da classe C; 28% das classes A/B e 24% das D/E. Em relação à escolaridade, 52% possui Ensino Médio; 26% Ensino Superior; e 22% Ensino Fundamental.

A renda familiar dos participantes tem uma variação de 51% que ganham até dois salários mínimos; 32% de 2 a 5 salários-mínimos; 7% de 5 a 10 salários-mínimos; 5% mais de 10 salários-mínimos.

Os pesquisadores foram às ruas e fizeram a seguinte pergunta: “Qual a marca que vem à sua cabeça quando se fala em “….” e citam os 24 segmentos definidos, incluindo a categoria “faculdade”.

Fonte: O Povo