Uece contribui com política pública para oferta de tempo integral nas escolas

4 de setembro de 2023 - 11:45

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vem contribuindo com o fortalecimento da oferta de tempo integral nas escolas municipais de Fortaleza, por meio de sua parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), para realização do Projeto Escola Areninha.

O projeto tem como objetivo desenvolver atividades nas áreas de Esportes, Matemática, Língua Portuguesa, Cidadania e Língua Inglesa para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Fortaleza, em integração com o projeto. Pela Uece, professores atuam no projeto como coordenadores e supervisores; e alunos da graduação atuam como monitores.

A Escola Areninha promove aos estudantes da Rede Municipal o acesso a práticas esportivas, com fortalecimento do aprendizado, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal, educacional e profissional. As atividades acontecem no contraturno escolar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 ou das 13h30 às 16h30.

Atualmente, as unidades do projeto estão nos seguintes bairros: Pirambu, Granja Portugal, Barra do Ceará, Sítio São João e Lagoa da Zeza, tendo sido recentemente inaugurada nova Areninha no Jangurussu.

Para o professor da Uece e coordenador geral do projeto Escola Areninha, Oscar Costa Filho, “a inauguração de mais uma Escola Areninha e a perspectiva de lançamento de outras mais ainda em 2023 trouxeram consigo alegria e senso de responsabilidade, porque mostra que nosso projeto deixou de ser uma ideia e passou a ser uma realidade em forma de política pública de fortalecimento da oferta de tempo integral nas escolas municipais de Fortaleza”.