Uece conquista 2º lugar no Norte/Nordeste em qualidade de cursos, segundo MEC

12 de abril de 2025 - 12:52

Com destaque para o curso de Nutrição, Universidade avança no principal indicador de qualidade do ensino superior no Brasil

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) teve seu desempenho reafirmado nacionalmente com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023 e do Índice Geral de Cursos (IGC), divulgados na última sexta-feira (11) pelo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Entre as universidades estaduais do Norte e Nordeste, a Uece alcançou o 2º lugar no ranking do IGC, principal indicador de qualidade do ensino superior no país. O índice contínuo da instituição cresceu e atingiu 3,60, mantendo-se na faixa 4 (em uma escala que vai até 5) e aproximando-se da pontuação necessária para a faixa máxima (3,94). Esse avanço reforça o compromisso da universidade com a qualidade acadêmica e o fortalecimento da formação superior pública.

“Nos últimos anos, a Uece tem consolidado importantes conquistas na democratização da educação superior no Ceará e no fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão, além de avanços significativos na infraestrutura. A Política de Expansão e Interiorização da Uece nos possibilita estar mais perto do povo cearense, no interior do estado, inclusive com cursos de saúde”, destaca o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

O gestor pontua, ainda, que “a ampliação da oferta de cursos de saúde, inicialmente com a Medicina, com vinculação a hospitais universitários e a centros de pesquisa em saúde que funcionam em rede a partir do Sicah/Ce, garante a qualidade da formação dos nossos estudantes. Os resultados do Enade 2023 e do IGC demonstram esse aspecto e coroam o trabalho que vem sendo realizado pela nossa comunidade acadêmica – professores, estudantes e servidores –, o que, sem dúvidas, repercute em ganhos muito positivos para a população do Ceará. Estamos muito felizes!”.

Enade 2023 avaliou cursos da área da saúde

A edição do Enade 2023 avaliou cursos de graduação da área da saúde. Na Uece, os cursos de Nutrição, Medicina, Enfermagem e Medicina Veterinária participaram do exame. O curso de Nutrição obteve o maior destaque, recebendo conceito 5, a nota máxima da avaliação.

O bom desempenho se refletiu também nos rankings nacionais e regionais: Nutrição da Uece foi o 2º melhor entre os cursos estaduais do Norte/Nordeste e o 5º entre as estaduais do país. No Conceito Preliminar de Curso (CPC), obteve também posição de destaque: 3º melhor entre as universidades estaduais do Brasil e 2º melhor entre os estaduais da região Norte/Nordeste.

Desempenho dos cursos da Uece avaliados no Enade

Entre os cursos avaliados, curso de Nutrição destacou-se, obtendo conceito 5 no Enade – mantendo o mesmo desempenho da edição anterior –, além de ter conquistado excelente posição nos rankings regionais e nacionais. Já os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Enfermagem alcançaram conceito 4. No caso da Medicina e da Veterinária, o desempenho foi mantido em relação à avaliação anterior. O desempenho geral reflete o padrão de qualidade da Uece nas áreas da saúde e mostra o compromisso institucional com a formação sólida dos seus estudantes.