Uece conduz projeto que busca energia mais limpa com uso de biomassa na geração elétrica
28 de fevereiro de 2025 - 15:16
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Usina Termelétrica Energia Pecém desenvolvem o projeto PD&I Aneel, com estudo que propõe a criação de um Carvão Híbrido, combinando biomassa e carvão mineral para reduzir as emissões de carbono.
O projeto é conduzido pelo Laboratório de Conversão Energética da Uece (LCE+), sob a coordenação da professora Mona Lisa Moura, do curso de Física, e por parceiros científicos da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN).
De acordo com a professora Mona Lisa, o projeto determinará os efeitos da composição do uso de resíduos de biomassa local (por exemplo, oriundo da cocoicultura), nos rendimentos do Carvão Híbrido, bem como nas emissões de CO₂.
Biomassa do coco como alternativa sustentável
Um dos principais diferenciais do estudo é a utilização de resíduos de biomassa provenientes da cocoicultura. O Brasil é o maior produtor de coco da América Latina e o quinto no mundo, com o Ceará liderando a produção nacional. Anualmente, cerca de 2 milhões de toneladas de biomassa residual do coco são geradas, apresentando um grande potencial para reaproveitamento energético.
Assim, o projeto analisará como a adição dessa biomassa ao carvão mineral pode melhorar o rendimento energético e reduzir as emissões de CO₂. Além disso, serão estudadas as propriedades do biocarvão produzido a partir da casca do coco e suas misturas, bem como a eficiência do sistema em diferentes cenários.
A expectativa é que o Carvão Híbrido desenvolvido no estudo possa se tornar uma alternativa viável para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, promovendo uma transição energética mais justa e sustentável para o setor elétrico brasileiro.