Uece concede títulos de Notório Saber em Cultura Popular 

11 de dezembro de 2023 - 10:38

Ocorreu neste domingo, 10 de dezembro,  a titulação de 25 mestres de cultura. A cerimônia ocorreu no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, e fez parte da programação do XV Encontro Mestres do Mundo que celebrou os 20 anos da política dos Tesouros Vivos do Ceará.

Os agraciados com o título são lideranças reconhecidas em áreas diversas de expressão, como literatura de cordel, teatro de bonecos, cultura indígena, artesanato, música, dança, xilogravura, cultura afro-brasileira, arte circense, dentre outras. De várias regiões do estado, foram titulados mestres e mestras que expressam e materializam o saber do povo.

Na análise de mérito para a concessão do título foi identificada a qualificação dos(as) candidatos(as) por meio de avaliação emitida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Uece, com apreciação e aprovação, por unanimidade, pela Câmara de Extensão (CAMEX) e posterior apreciação, também com parecer favorável unânime pelo Conselho Universitário (CONSU).

A titulação contou com a participação do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; da pró-Reitora de Extensão da Uece, professora Lana Nascimento; do Chefe de Gabinete da Reitoria da Uece, professor Altemar da Costa Muniz; da secretaria da Cultura do Ceará, Luísa Cela; da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca; do secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba; do diretor do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana; da gestora do Centro Cultural do Cariri, Rosely Nakagawa; e da vice-reitora da Universidade Regional do Cariri, Socorro Vieira.

Para o Reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, estão ali os guardiões e guardiãs da cultura popular, patrimônio cultural do Ceará e do povo cearense. “Neste ato, a Universidade Estadual do Ceará reconhece que esses tesouros vivos dedicaram e dedicam suas vidas à aquisição, constituição e a transmissão de conhecimentos tradicionais de relevância social e coletiva para suas comunidades, mas também para o Ceará, para o Brasil e para o mundo”, compartilhou.

“É o momento no qual a Universidade Estadual do Ceará assume a necessidade histórica de reconhecer epistemes não eurocêntricas. E o tanto que isso contribui para nós enfrentarmos a dupla face de um racismo constitutivo, aquele que se faz presente na sociedade e que muitas e muitos dos que estão aqui presentes sentem na pele todos os dias. Esse reconhecimento, contribui pra consolidar o Plano Estadual de Cultura do Ceará, referência no país. Mas contribui sobretudo pra avançarmos na constituição de uma universidade pluriepistêmica, o que nos pede avanços em relação à Resolução 1194/2016 da Uece, aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU), a qual normatiza a outorga de título de notório saber, no sentido de uma efetiva inclusão desses sujeitos e seus saberes em nossos processos formativos, na indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão.”, contextualizou a pró-Reitora de Extensão, professora Lana Nascimento.

“É uma ação de reconhecimento, mas é fundamentalmente uma ação de reparação com que a história colonial do nosso país fez com os saberes e fazeres tradicionais do povo negro, do povo indígena, e que esse momento reconhece e concede uma titulação que reconhece esses saberes tão importantes quanto ou até mais do que o saber acadêmico. Então, é muito emocionante ver cada um de vocês receber aqui esse diploma”, destacou a secretária Luisa Cela.

Cada mestre e mestra titulada recebeu aplausos da plateia, simbolizando todo o carinho e reverência do público para com os Tesouros Vivos. “A representatividade dessa certificação é traduzida em muitas alegrias, falas e sorrisos. Isso aqui é trazer de volta para nossas casas uma parte da construção da vida, uma parte de escolha de nossas vidas em dedicar a nossas comunidades o que acreditamos e fazemos. Estamos aqui porque acreditamos”, ressaltou a Mestra Carla Mara (Fortaleza).

Já o Mestre Pádua de Queiroz agradeceu a titulação unindo poesia e inspiração. “Nós somos Tesouros Vivos, e temos como missão, manter sempre acesa a chama dessa nossa tradição. E a Secult no Brasil foi pioneira, empunhando a bandeira dessa nossa tradição. Salvaguardando os nossos tesouros vivos, hoje temos mais motivos para tamanha gratidão”, declamou Mestre Raimundo Claudino. 

Confira a lista dos mestres e mestras titulados com Notório Saber em Cultura Popular

Mestre Raimundo Claudino (Tabuleiro do Norte)

Mestre Chico Ceará (Barbalha) 

Mestre Círio Brasil (Fortaleza) 

Mestra Zilda Torres (Itapipoca)

Mestre Vamirez (Senador Pompeu)

Mestra Lourdes do Coco (Solonoples) 

Mestra Dadá Leitão (Quixeramobim) 

Mestre Nena (Juazeiro do Norte) 

Mestre Pajé Barbosa – Em memória (Pacatuba) 

Mestra Maria Isabel (Juazeiro do Norte) 

Mestre Edson (Russas)

Mestra Carla (Fortaleza) 

Mestre Dodô (Juazeiro do Norte) 

Mestre Galdino (Crato)

Mestra Fanca (Juazeiro do Norte) 

Mestra Ana da Rabeca (Umari) 

Mestre Ulisses (Fortaleza)

Mestre Pai Neto Tranca Rua (Fortaleza) 

Mestre Lula (Fortaleza)

Mestra Josenir (Crato) 

Mestre Cícero (Missão Velha)

Mestre Klevisson Viana (Quixeramobim)

Mestre Augusto Bonequeiro (Fortaleza) 

Mestre Francorli (Juazeiro do Norte)

Mestre Pádua de Queiroz (Baturité)

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Secult Ceará e fotos de Fernanda Siebra