Uece concede títulos de Notório Saber em Cultura Popular

11 de dezembro de 2023 - 10:38

Ocorreu neste domingo, 10 de dezembro,  a titulação de 25 mestres de cultura. A cerimônia ocorreu no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no Crato, e fez parte da programação do XV Encontro Mestres do Mundo que celebrou os 20 anos da política dos Tesouros Vivos do Ceará.

Os agraciados com o título são lideranças reconhecidas em áreas diversas de expressão, como literatura de cordel, teatro de bonecos, cultura indígena, artesanato, música, dança, xilogravura, cultura afro-brasileira, arte circense, dentre outras. De várias regiões do estado, foram titulados mestres e mestras que expressam e materializam o saber do povo.

Na análise de mérito para a concessão do título foi identificada a qualificação dos(as) candidatos(as) por meio de avaliação emitida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Uece, com apreciação e aprovação, por unanimidade, pela Câmara de Extensão (CAMEX) e posterior apreciação, também com parecer favorável unânime pelo Conselho Universitário (CONSU).

A titulação contou com a participação do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; da pró-Reitora de Extensão da Uece, professora Lana Nascimento; do Chefe de Gabinete da Reitoria da Uece, professor Altemar da Costa Muniz; da secretaria da Cultura do Ceará, Luísa Cela; da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Cultura do Ceará, Gecíola Fonseca; do secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba; do diretor do Instituto Mirante de Cultura e Arte, Tiago Santana; da gestora do Centro Cultural do Cariri, Rosely Nakagawa; e da vice-reitora da Universidade Regional do Cariri, Socorro Vieira.

Para o Reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, estão ali os guardiões e guardiãs da cultura popular, patrimônio cultural do Ceará e do povo cearense. “Neste ato, a Universidade Estadual do Ceará reconhece que esses tesouros vivos dedicaram e dedicam suas vidas à aquisição, constituição e a transmissão de conhecimentos tradicionais de relevância social e coletiva para suas comunidades, mas também para o Ceará, para o Brasil e para o mundo”, compartilhou.

“É o momento no qual a Universidade Estadual do Ceará assume a necessidade histórica de reconhecer epistemes não eurocêntricas. E o tanto que isso contribui para nós enfrentarmos a dupla face de um racismo constitutivo, aquele que se faz presente na sociedade e que muitas e muitos dos que estão aqui presentes sentem na pele todos os dias. Esse reconhecimento, contribui pra consolidar o Plano Estadual de Cultura do Ceará, referência no país. Mas contribui sobretudo pra avançarmos na constituição de uma universidade pluriepistêmica, o que nos pede avanços em relação à Resolução 1194/2016 da Uece, aprovada pelo Conselho Universitário (CONSU), a qual normatiza a outorga de título de notório saber, no sentido de uma efetiva inclusão desses sujeitos e seus saberes em nossos processos formativos, na indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão.”, contextualizou a pró-Reitora de Extensão, professora Lana Nascimento.

“É uma ação de reconhecimento, mas é fundamentalmente uma ação de reparação com que a história colonial do nosso país fez com os saberes e fazeres tradicionais do povo negro, do povo indígena, e que esse momento reconhece e concede uma titulação que reconhece esses saberes tão importantes quanto ou até mais do que o saber acadêmico. Então, é muito emocionante ver cada um de vocês receber aqui esse diploma”, destacou a secretária Luisa Cela.

Cada mestre e mestra titulada recebeu aplausos da plateia, simbolizando todo o carinho e reverência do público para com os Tesouros Vivos. “A representatividade dessa certificação é traduzida em muitas alegrias, falas e sorrisos. Isso aqui é trazer de volta para nossas casas uma parte da construção da vida, uma parte de escolha de nossas vidas em dedicar a nossas comunidades o que acreditamos e fazemos. Estamos aqui porque acreditamos”, ressaltou a Mestra Carla Mara (Fortaleza).

Já o Mestre Pádua de Queiroz agradeceu a titulação unindo poesia e inspiração. “Nós somos Tesouros Vivos, e temos como missão, manter sempre acesa a chama dessa nossa tradição. E a Secult no Brasil foi pioneira, empunhando a bandeira dessa nossa tradição. Salvaguardando os nossos tesouros vivos, hoje temos mais motivos para tamanha gratidão”, declamou Mestre Raimundo Claudino.

Confira a lista dos mestres e mestras titulados com Notório Saber em Cultura Popular

Mestre Raimundo Claudino (Tabuleiro do Norte)

Mestre Chico Ceará (Barbalha)

Mestre Círio Brasil (Fortaleza)