Uece concede Certificação de Notório Saber a Mestres e Mestras da Cultura
24 de novembro de 2025 - 14:27

Certificação integra a programação do XVII Encontro Mestres do Mundo
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realiza, nesta quarta-feira (27), às 17h, a Cerimônia de Titulação da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e de Certificação de Notório Saber da Uece, reconhecendo oficialmente o conhecimento, a trajetória e a relevância de Mestras, Mestres, grupos e coletividades que compõem os Tesouros Vivos da Cultura do estado. O momento integra a programação do XVII Encontro Mestres do Mundo, que neste ano ocorre em Quixadá e Quixeramobim, guiado pelo tema “Florada de Saberes”. A solenidade será realizada na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Uece), em Quixadá.
A certificação concedida pela Uece reafirma o compromisso da instituição com a valorização dos saberes tradicionais e com o reconhecimento do conhecimento produzido para além dos espaços acadêmicos formais. A certificação de Notório Saber é um reconhecimento acadêmico que celebra trajetórias de vida dedicadas à preservação da cultura cearense.
A cerimônia contará com a presença do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, do diretor da Feclesc/Uece, professor Wellington Soares, de membros do Conselho Universitário (Consu) e de autoridades da cultura, entre elas a Secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela de Arruda Coêlho; o Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano dos Santos Piúba; o Secretário Executivo de Cultura, Rafael Cordeiro Felismino; a Secretária Executiva de Planejamento Interno e Gestão da Cultura, Gecíola Fonseca Torres; o Chefe de Gabinete da Secult, José Viana Lavour Júnior; a Diretora-Presidente do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha; a Diretora-executiva do Instituto Mirante de Arte e Cultura, Iana Soares; a Gestora executiva da Casa de Saberes Cego Aderaldo, Michelle Maciel; dentre outras autoridades.
Recebem a titulação da Secult Ceará e a Certificação de Notório Saber da Uece: Maria Beatriz Andrade da Cunha – Dona Bia (Aracati – labirinto); Maria do Socorro Fernandes Castro – Mestra Socorro (Baturité – dança); Maria Cleide dos Santos Costa – Cleide Costa (Aquiraz – renda de bilro); Maria José Luna de Oliveira – Mestra Mazé (Crato – reisado); Jorge Luiz Natalense de Souza – Jorge Negrão (Fortaleza – capoeira); Antônio Jader Pereira dos Santos – Dim Brinquedim (Camocim – artesão); José Antônio da Silva – Mestre Chico (Juazeiro do Norte – luthier); Maria Lúcia Pereira – Lúcia Doceira (Assaré – doceira); Tarcísio Mendes da Silva – Mestre Tarcísio (Juazeiro do Norte – reisado); Raimunda Ana da Silva – Mestra Dinha (Nova Olinda – tecelagem) Francisco Ferreira Neres – Mestre Chico Emília (Quixadá – reisado de caretas); e José Lourenço Gonzaga – José Lourenço (Juazeiro do Norte – xilogravura).
A Certificação de Notório Saber integra um esforço institucional da Uece para reconhecer conhecimentos tradicionais como forma legítima de produção de ciência e patrimônio. A iniciativa aproxima a universidade dos territórios e das práticas culturais, contribuindo para políticas de salvaguarda, formação e documentação.
O Encontro Mestres do Mundo
Com 30 atividades distribuídas entre Quixadá e Quixeramobim, a 17ª edição do evento reúne rodas de saberes, oficinas, feira criativa, apresentações artísticas, terreirada cultural e o Seminário de Patrimônio Imaterial, que traz formação específica para gestores municipais sobre legislação de salvaguarda.
A abertura oficial será às 19h, na Praça do Leão, em Quixadá.
Confira aqui programação completa.
*Com informações da Secretaria da Cultura do Ceará