UECE comemora o Dia Nacional da Libras

26 de abril de 2021 - 11:17 #

Segundo o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 1/4 da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual, auditiva, física ou intelectual. Desse total, cerca de 10 milhões de pessoas têm alguma deficiência relacionada à surdez, ou seja, 5% da população é surda no Brasil, e aproximadamente 2,7 milhões não ouvem nada. A inserção dessas pessoas na sociedade passa pela Educação para Todos, sem exceção, e por uma mudança de paradigmas que envolve, sobretudo, a mudança nas atitudes e na eliminação de preconceitos.

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme Lei nº 13.055/2014, que disciplinou a data para comemorar esse dia tão significativo para a comunidade surda.

Há 19 anos apenas, em 24 de abril de 2002, a Lei Federal nº 10.436 sancionava e reconhecia legitimamente a Libras como língua, com uma estrutura independente e composição gramatical própria. Isso significa que a Libras não é um desdobramento da Língua Portuguesa.

No âmbito do ensino, a Lei 10.436 indicou as providências para o sistema educacional: “O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, conforme legislação vigente”.

A Universidade Estadual do Ceará, ciente de seu papel na conquista da inclusão, celebra esta data como um reconhecimento da importância da chegada de alunos surdos e com deficiência auditiva ao Ensino Superior, bem como de toda a comunidade de pessoas com deficiência que nos ensina, cotidianamente, sobre a importância de trabalhar por uma sociedade inclusiva e cidadã.

Nosso reconhecimento também ao trabalho dos profissionais tradutores e intérpretes de Libras, que fazem a ponte na comunicação entre surdos e ouvintes. Na escola em que a Língua de Sinais está presente, o processo de aprendizagem flui e o aluno surdo cresce, mas também nos faz crescer, ao trazer-nos a cultura de sua própria comunidade.

Viva a acessibilidade! Viva a cultura inclusiva!

AAI – Assessoria de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da UECE

NEL – Núcleo de Libras da UECE

SACI – Serviço de Acessibilidade e Inclusão do Centro de Humanidades

#DescreviPraVoce

#PraCegoVer

Símbolo internacional da acessibilidade criado pela ONU. Imagem estilizada de forma humana com braços e pernas abertos dentro de um círculo. A cabeça é uma esfera azul e os pés e as mãos são pequenas esferas azuis encostadas no círculo.

#DescreviPraVoce

#PraCegoVer

Logo do NEL. Em letras de forma na cor preta está escrito Núcleo de Libras acima de

uma mancha verde com as letras N E L.