Uece comemora 20 anos de fundação do seu Centro de Educação

16 de novembro de 2018 - 16:52

São 20 anos de profissionalismo e aprendizado! O Centro Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) comemora os seus 20 anos de existência, no qual vivencia um momento especial, pois conseguiu alicerçar a maturidade das experiências obtidas juntamente com a competência técnica e política de seus servidores docentes e técnico-administrativos e demais colaboradores.

alt

A solenidade de aniversário dos 20 anos do Centro de Educação aconteceu no último dia 16 de outubro, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi e foi presidida pelo reitor, Jackson Sampaio, ladeados pelo vice-reitor, Hidelbrando Soares e pela diretora do CED, Josete de Oliveira Castelo Branco Sales. Compuseram a mesa as professoras Margarete Sampaio (coordenação Lato Sensu), Marina Dias (coordenação PPGE), Mônica Abu El Haj (Pedagogia de oferta regular), Silvina Pimentel (Pedagogia/PARFOR) e Francisca de Assis Viana ( Pedagogia/UAB) na condição de titulares dos programas e cursos que integram o CED.

alt

O ponto alto do evento foi a referência feita ao trabalho dedicado dos ex-diretores do CED, Lúcia Helena Grangeiro, Nelson Arruda e Albio Sales e o discurso da primeira diretora do Centro e a entrega de certificados de Reconhecimento do Mérito às docentes que integraram as duas Comissões responsáveis por conceber o projeto de criação do Centro de Educação.  Em nome de muitos que colaboraram com a criação e o crescimento do CED, receberam a comenda as professoras Luzia Filgueiras, Lúcia Maciel, Socorro Lustosa, Helena Ferreira, Helena Silva, Selma Maia, Meirecele Calíope Letinho, Marina Dias e Josete Sales.

alt

Em sua fala a diretora do CED, destacou “É tempo de alegramos por nossas obras e se, hoje, colhemos frutos e os celebramos significa que outros, muitos antes de nós, araram a terra lançaram sementes, regaram e podaram ramas para orientar os rumos do seus feitos”. A semelhança do trabalho com a terra, ressaltou o empenho e a participação criativa e entusiásta dos colegas do curso de Pedagogia, desde quando ainda vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e dos docentes colaboradores dos demais Centros e Faculdades, capital e interior,  da UECE.

alt

No seu discurso, o titular da Uece, Jackson Sampaio ressaltou “me lembro muito bem da criação do nosso CED, e claramente do antigo Necad até virar a SATE  Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais, onde fui o obstetra, acompanhei de perto, ajudei, estimulei, monitorei. Em alguns momentos de dificuldades, tivemos reuniões com a Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), para implantação do EaD (ensino a distância), na época como pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. Apoiei a criação do Mestrado e Doutorado. Fico muito feliz com os frutos que foram dados e as sementes que foram plantadas em terreno fértil” enfatizou o reitor da Uece, Jackson Sampaio.