Uece, Centec e Secretaria de Proteção Animal promovem ação garantir bem-estar animal

10 de maio de 2024 - 13:35

Em uma demonstração de compromisso com o bem-estar animal e a saúde pública, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveu uma ação de encoleiramento antiparasitário para cães em situação de abandono no campus do Itaperi. A iniciativa, realizada em parceria com o Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (GABA), a Secretaria de Proteção Animal (SEPA) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) visa reduzir os riscos de transmissão de doenças e garantir a segurança dos animais e da comunidade acadêmica.

O “Comitê Gestor de Convivência com Cães e Gatos em Estado de Abandono no Campus do Itaperi”, criado pela Resolução n. 1191/2015 – CONSU, desempenha um papel fundamental nesse processo. Com ações voltadas para o controle da natalidade, estímulo à adoção e campanhas educativas, o Comitê busca enfrentar o problema do abandono animal, considerado crime ambiental conforme a Lei Federal n°9.605/98.

O encoleiramento antiparasitário dos cães é uma medida preventiva que contribui para a saúde dos animais e para a redução do risco de transmissão de doenças, como a Leishmaniose, zoonose de extrema relevância a nível nacional. Estima-se que cerca de 40 animais vivem atualmente em situação de abandono dentro do campus, e a ação realizada visa melhorar a qualidade de vida desses animais e promover um ambiente mais seguro para toda a comunidade universitária.

A atividade, que contou com o apoio da reitoria da Uece, foi coordenada pelo professor Isaac Neto e pelo Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (GABA). Voluntários colaboraram na logística com os animais, garantindo que o encoleiramento fosse realizado de forma segura e eficiente.

O professor Isaac Neto destaca a importância dessa ação conjunta: “O Grupo de Apoio ao Bem-Estar Animal (Gaba) foi uma iniciativa de professores e alunos da Uece para auxiliar animais que vivem no campus. A reitoria, juntamente com a Faculdade de Veterinária, criou o comitê gestor de animais em situação de abandono, e agora, juntamente com a Secretaria de Proteção Animal e o Centec, realizamos essa ação em prol da qualidade de vida desses cães”.