Uece celebra os 10 anos do Mestrado Profissional em Gestão e Saúde
21 de fevereiro de 2025 - 16:51
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Mestrado Profissional em Gestão e Saúde (Mepges), realizou, na tarde da última quinta-feira (20), uma cerimônia comemorativa pelos 10 anos do Mepges, reunindo alunos egressos do curso. O evento ocorreu no Auditório do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (Nupeinsc), no campus Itaperi, e contou com a presença do vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, que presidiu a mesa de abertura do seminário.
Em seu discurso, o professor Dárcio Teixeira destacou a importância do Mepges na formação de profissionais qualificados para a gestão em saúde, tanto na capital quanto no interior do estado. Ele ressaltou ainda que um dos compromissos da atual gestão da Uece, liderada pelo reitor Hidelbrando Soares, é a ampliação dos cursos de pós-graduação em diversas regiões do Ceará, garantindo oportunidades de qualificação para profissionais que residem e atuam no interior.
O vice-reitor também enfatizou que a consolidação do Mepges se reflete na produção acadêmica de seus alunos egressos. Por isso, incentivou os novos alunos do programa a aprofundarem seus estudos e pesquisas, visando a publicação de seus trabalhos em periódicos científicos de reconhecimento nacional e internacional. Ele citou, como exemplo de ex-alunos do mestrado, a primeira-dama do município de Fortaleza, Cristiane Sales Leitão, presente na cerimônia.
O ponto alto da cerimônia foi a apresentação musical de Matheus Gabriel Santana Malheiro, que, com sua sanfona vermelha, emocionou o público ao interpretar Asa Branca, clássico de Luiz Gonzaga. O músico, além de seu talento e simpatia, é filho do egresso da Turma 1 do Mepges, Josete Malheiro.
Neste ano de 2025, o Mepges recebe sua décima turma, consolidando-se como um programa de referência na formação de gestores para o setor da saúde. O curso tem como objetivos:
– Formar mestres capacitados para a gestão de serviços e redes de saúde nos três níveis de atenção;
– Instrumentalizar profissionais para a produção de conhecimento científico e tecnológico voltado à qualificação da gestão em saúde;
– Estimular a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de inovações tecnológicas na área de gestão em saúde;
– Criar e validar ferramentas e modelos organizacionais que fortaleçam práticas eficientes e eficazes na gestão do setor;
– Transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas regionais e contribuindo para o desenvolvimento do país;
– Melhorar a competitividade e a produtividade em organizações públicas e privadas.
A mesa de honra do evento foi composta pelo vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; pela primeira-dama de Fortaleza e ex-aluna do Mepges, Cristiane Sales Leitão; pela secretária da Coordenadoria Especial da Primeira Infância de Fortaleza e docente do Mepges, Lidia Andrade Lourinho; pela pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues; pela diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Maria Lúcia Duarte; pela coordenadora do Mepges, professora Clarice Maria Vergara; pelo vice- coordenador do programa, professor Márcio Mota; pelo coordenador adjunto para programas profissionais da área de saúde coletiva na Capes, professor Alberto Novaes Ramos Júnior; pelo diretor-presidente do Iepro, professor Joaquim Celestino Júnior; e pelo diretor de Operações e Controle do Iepro, Leonardo Jucá Girão.
Também prestigiaram o evento Josete Malheiro Tavares, da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS Fortaleza), e Francisco das Chagas Dourado de Barros, coordenador da Vigilância em Saúde de Caucaia.