Uece avança na consolidação da excelência dos periódicos científicos institucionais

16 de janeiro de 2026 - 10:18

 

A Avaliação da Capes atribuiu conceito máximo (A1) para um dos periódicos científicos da Uece, a Revista Educação e Formação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Outras revistas também se destacaram por sua consolidação, tais como a Linguagem em Foco, a revista Bilros e a Tensões Mundiais, com Qualis Capes A2. Nos últimos 10 anos, é a primeira vez na história da Uece que revistas da instituição conseguem extratos de excelência.

A Coordenadora do Portal de Periódicos da Uece (PPU/Uece), Lia Machado Fiuza Fialho, afirma que “o resultado da avaliação é fruto de um trabalho árduo e comprometido dos editores, que buscam incansavelmente o reconhecimento e a valorização dessa atividade tão importante para a disseminação da ciência nacional e internacionalmente”. Destaca ainda a importância do apoio da Reitoria, em especial do vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, para a aquisição institucional dos DOIs.

O PPU/Uece abriga 28 revistas, das quais 25 foram avaliadas na última quadrienal, passando de 5 para 17 revistas da Uece com conceito A no Qualis Capes. Ao todo, as revistas saltaram 50 casas na avaliação, com um crescimento real de mais de 90%.

O formador permanente do PPU, José Airton de Freitas Pontes Júnior, acrescenta que “os esforços para a formação dos editores foi condição sine qua non [sem a qual não] para o sucesso do crescimento qualitativo das revistas da Uece, mas que ainda é necessário investimento de recursos no PPU para a continuidade do seu aprimoramento”.

A consolidação das revistas qualificadas da Uece impacta diretamente na nota dos programas de pós-graduação, por majorar a produção de alunos e professores, e leva à comunidade o conhecimento científico qualificado produzido pela universidade e por suas instituições parceiras.

Confira os avanços: