Uece assina ordem de serviço para construção de Restaurante Universitário na Feclesc

14 de novembro de 2019 - 20:45

A Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) assinou, no último dia 7 de novembro, ordem de serviço para construção de Restaurante Universitário (RU) na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), campus da Uece em Quixadá-CE.

A proposta de um RU na Feclesc foi colocada pela comunidade acadêmica da unidade por ocasião do Processo Democrático de Elaboração do Plano de Gestão iniciado em 2012, como uma forma de contribuir para garantir e qualificar a permanência dos estudantes na universidade.

“No início, a preocupação era garantir o acesso, fazer vestibular, mas, logo foi percebido que não bastava apenas garantir o acesso, tínhamos que garantir a permanência no tempo certo”, destacou o reitor Jackson Sampaio durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço. “Hoje, em visão mais complexa, sabemos que é imperioso garantir a permanência e a conclusão do curso no tempo certo, com inclusão social e qualidade acadêmica”, acrescentou o reitor.

O vice-reitor Hidelbrando Soares lembrou como ocorreu o processo para elaboração do Plano de Gestão democrático. “A permanência estudantil foi uma estratégia definida em nosso processo de planejamento democrático. Nas discussões que fizemos, a oferta de alimentação de qualidade era condição da permanência qualificada de nossos estudantes na universidade. A partir daí, chegamos à conclusão de que era necessário criar infraestrutura e condições para que, em cada um de nossos campi, pudéssemos garantir refeitórios estudantis e/ou restaurantes universitários, processo que está bem avançado”.

O diretor da Feclesc, Luiz Oswaldo Souza, falou sobre a necessidade de uma melhor estrutura no campus para atender ao corpo docente e ao corpo discente. “Temos orgulho de nosso corpo docente que, na faixa de 79% dos professores efetivos, é formado por professores doutores e pós-doutores; temos orgulho de termos três pesquisadores com bolsa de produtividade do CNPq, temos orgulho de termos 19 grupos de estudos, 12 grupos de pesquisa, 30 projetos, 10 laboratórios; temos orgulho do sucesso alcançado por nossos alunos ao sair daqui, sobretudo, na política pública de qualificação da educação básica”.

A obra, que custará R$ 1.112.790,09, executada com recursos do Tesouro Estadual, será executada em um prazo de cinco meses. O RU da Feclesc terá 363m², com cozinha, refeitório para 108 lugares, área de lavagem de utensílios, vestiário para funcionários, sala da direção e da nutricionista, área de recebimento de materiais, dispensa, câmaras frias e acesso com catracas, entre outros espaços e equipamentos.

Estiveram também presentes o pró-reitor de Políticas Estudantis da Uece, Emerson Mariano Silva; o vice-diretor da Feclesc, Makarius Tahim; a representante da Secretaria de Educação de Quixadá, Ligia Leão; representante da empresa EG&R Construções Transportes e Serviços LTDA, Evandro Gomes Facundo, responsável pela obra; representante da Coordenação de Engenharia da Uece (Cogen), o técnico em Edificações, Anderson da Silva Bezerra; o arquiteto Humberto Silva Elias; professores e estudantes da Feclesc.

Com informações e fotos da Feclesc