UECE assina acordo com conservatório francês de música

30 de outubro de 2012 - 12:14 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) assinou convênio com Conservatório de Briançon, da França, que garante o aproveitamento de disciplinas aos selecionados que forem alunos do Curso de  Música da Universidade. O termo foi assinado no dia 26 de outubro pelo reitor da UECE, professor Jackson Sampaio; pela coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECINT), da UECE, Sonia de Castro, e o professor do Conservatório de Briançon, violoncelista cearense Fernando Lage, tendo sido previamente assinado na França pelo diretor do Conservatório de Briançon, Jean Jacques Flament, e pelo presidente da Comunidade de Municípios da Região de Briançon, Alain Fardella.

Da esquerda para direita, Maria Helena Lage da APICE, professor Heriberto Porto, do Curso de Música da UECE, reitor Jackson Sampaio, e Sonia de Castro, do ECInt/UECE.

O projeto “Briançon, Tempo de Brasil” é uma parceria da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE) com o Conservatório de Briançon, na França, tendo como patrocinador o Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil. Na França, também são parceiras a Associação de Pais e Alunos da instituição (APEC) e a Comunidade de Municípios da Região de Briançon, que é localizada nos Alpes.

Juntas, as instituições visam estimular a formação de músicos clássicos profissionais do Ceará, o aperfeiçomento artístico, em um ambiente de alto nível musical, e pedagógico de jovens professores.

Iniciado em 2006, o projeto “Briançon, Tempo de Brasil” já encaminhou para o Conservatório de Briançon 19 jovens cearenses dos municípios de Fortaleza, Iguatu, Pindoretama, Maranguape, Pacatuba, Sobral, Itapipoca, Tianguá e Várzea Alegre.