UECE apóia a reunião da SBPC Regional a ser realizada em Sobral

23 de janeiro de 2019 - 16:48

O evento será realizado entre os dias 27 e 30 de março de 2019 e terá como tema Educação Básica de Qualidade: currículo, carreira e gestão escolar

A próxima reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) já tem destino certo, ocorrerá no município de Sobral. Reconhecido pelo modelo educacional exemplar, que levou à liderança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nacional, o evento será realizado no período de 27 a 30 de março de 2019, no Centro de Convenções da cidade, e terá como tema Educação Básica de Qualidade: formação, currículo, carreira e gestão escolar.

A Administração Superior da Universidade Estadual do Ceará (Uece), tendo a frente o reitor Jackson Sampaio, e a secretária regional da SBPC no Ceará, Claudia Linhares, se reuniram na última segunda-feira, 21 de janeiro, na Reitoria da Uece, campus Itaperi, para definir a estrutura e a agenda do evento, que contará com o apoio das três Universidades Estaduais Cearenses, Uece, Urca e Uva.

O encontro tem como objetivo discutir temas centrais das políticas educacionais do País, entre as quais as experiências locais exitosas, o desafio de melhorar o Ensino Médio e o ensino das ciências, bem como iniciativas diversas e ideias inovadoras. O evento vai reunir pessoas com expertise, do Ceará e do Brasil, para fazer um balanço da educação básica no país e discutir como aprimorar a sua qualidade, em particular na escola pública.

Para Claudia Linhares, a realização dessa reunião com esse tema da educação é de extrema relevância para o nosso país. Entre os temas que farão parte da programação estão a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as políticas educacionais para formação de professores para o Ensino Básico, a carreira docente, a avaliação e a gestão escolar. A educação científica no ensino básico será debatida, em particular com relação ao Ensino Médio, bem como ações complementares importantes, como as feiras, clubes, planetários, museus e olimpíadas de ciências, que estimulam os estudantes para a investigação científica.

Outro evento, já confirmado pela organização, ocorrerá entre os dias 26 e 29 de maio, deste ano, sob o título de Centenário do Eclipse de Sobral 1919  2019. A cidade será o destino certo de cientistas, estudantes e público interessado no tema, por conta do Congresso Internacional a ser realizado no Centro de Convenções de Sobral, com a presença de físicos internacionais renomados, entre eles, um Prêmio Nobel, com o nome ainda a ser confirmado pela organização. Dentro da programação, com toda a sua temática voltada ao universo da Física, ao fenômeno do eclipse e os resultados que foram utilizados para comprovação empírica da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein, a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente de Sobral lançou o concurso público de idéias para a criação de um monumento arquitetônico comemorativo do século em destaque.

O reitor Jackson Sampaio determinou o levantamento, pelas pró-reitorias respectivas, de estudantes de graduação e de pós-graduação da Uece, envolvidos de modo mais direto com a temática dos eventos, para que se possa ter uma delegação à altura da relação que a Uece mantem com a formação de professores para a educação básica. Oferecemos mais de 60 Licenciaturas, um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, em Fortaleza, um mestrado acadêmico no interior (intercampi Limoeiro do Norte/Quixadá) e quatro mestrados profissionais em rede nacional em ensino de Física, Biologia, Matemática e Letras. Além disso, oferecemos mais de mil bolsas entre os programas de monitoria, de PIBID, de  Residência Pedagógica e de PET, destaca o reitor.

A reunião contou as presenças da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Nukácia Araújo; da pró-reitora de Graduação, Monica Cavaignac; do pró-reitor de Políticas Estudantis, Emerson Mariano da Silva; do pró-reitor de Extensão, Fernando Roberto Silva; do chefe de gabinete, Edmar Pereira Neto; do Procurador Educacional Institucional, Jerffeson de Souza; e do professor Marcony Cunha. Pela SBPC, acompanhando a secretária Cláudia Linhares, esteve presente o prof. Armênio Aguiar, da UFC.

A SBPC

A SPBC é uma das sociedades acadêmicas mais antigas do Brasil, tendo o papel de divulgação científica e de proposição de políticas que estimulem o desenvolvimento da ciência no Brasil. Dentro do contexto de história da ciência, envolvendo o fenômeno eclipse, estudado em Sobral por uma comissão científica internacional no ano de 1919, os visitantes participarão de uma agenda de atividades que aproximarão as pessoas comuns das descobertas e realizações científicas que ajudam a transformar o mundo. Dar acesso a esse universo do saber é um dos objetivos do centenário”, afirma Cláudia Linhares. A  entidade completa 70 anos de atividades científicas, tem sede em São Paulo e dispõe de secretarias regionais em todos os estados brasileiros.