Uece adquire biblioteca virtual com 1.007 títulos para comunidade universitária

12 de janeiro de 2021 - 11:50 # # #

Estudantes, professores e servidores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) agora contam com uma biblioteca virtual, com acervo digital de 1.007 diferentes títulos. Os usuários terão acesso aos livros em qualquer local, dia e horário, por meio do e-mail institucional.

A aquisição era um projeto da Universidade previsto antes mesmo da pandemia de Covid-19. A efetivação desse projeto ocorre em um contexto em que a biblioteca virtual, assim como a democratização do acesso à internet, às tecnologias e às ferramentas digitais de informação e comunicação, ganham fundamental importância para professores e estudantes que precisaram se adequar, de forma emergencial, ao ensino remoto, em substituição às aulas e atividades acadêmicas presenciais, em decorrência da propagação do novo coronavírus.

Para a pró-reitora de Graduação, professora Monica Cavaignac, a aquisição do acervo digital é algo a ser celebrado. “Sem dúvida, uma grande conquista da Universidade no que se refere à democratização do acesso à leitura, principalmente em tempos de pandemia, diante da necessidade de distanciamento social”.

De acordo com a pró-reitora, a biblioteca virtual será de importante contribuição para atender às demandas apresentadas pela comunidade da Uece. “Tanto para a conclusão do semestre 2019.2 como para o início do semestre 2020.1 de forma remota, ocorreram intensas discussões nos colegiados, na Câmara de coordenadores de cursos e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em que sempre foi pautada a questão do acesso de professores e estudantes às condições necessárias à realização das aulas remotas”, destacou Monica.

A diretora do Sistema de Bibliotecas da Uece (SisbUece), Ana Néri Amorim, ressalta algumas das vantagens da nova biblioteca virtual. “A assinatura dos e-books vem para facilitar a vida dos alunos da Uece, sendo que o acesso pode ser feito em qualquer hora, e em qualquer local; o e-book pode atender a vários leitores ao mesmo tempo, enquanto o livro físico atende a um aluno por vez; menores custos, já que os livros físicos precisam de manutenção para preservação; além do acesso a um acervo sempre atualizado”.

Além dos novos livros digitais, a comunidade universitária continua contando com o acervo físico disponível nas unidades da Uece. O atendimento presencial para empréstimos e outros serviços está sendo realizado às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 13h.

As negociações para a aquisição da biblioteca virtual tiveram início ainda em 2019, quando a Uece iniciou cotação para a contratação. A assinatura foi então realizada no final de 2020, com a Ebsco.

O acesso aos títulos deve ser feito pelo portal da Biblioteca da Uece, no menu de Destaques. Clique aqui para ver o tutorial.