Uece adere ao pacto Ceará sem fome

21 de junho de 2023 - 14:02 #

O acesso à alimentação é direito cada vez mais assegurado no Ceará. Na manhã da última sexta-feira (16), o governador Elmano de Freitas lançou, oficialmente, o Pacto por um Ceará Sem Fome, que tem como objetivo o envolvimento do poder público, das organizações da sociedade civil e da iniciativa privada em prol de uma única causa: o combate a esse problema social crônico. E a Universidade Estadual do Ceará (Uece) estava presente e é signatária do Pacto.

Para o reitor, professor Hidelbrando Soares, “a participação da Uece no Pacto é fundamental para o fortalecimento de suas ações. Entre outros aspectos, historicamente, temos grande presença de estudantes de baixa renda, que têm, na Universidade, uma importante oportunidade de inclusão social. Como marca da nossa Universidade, temos diversas ações, programas e projetos voltados à redução das desigualdades e à saúde e ao bem-estar da comunidade. Todo esse trabalho nos colocou em destaque nos ODS ‘Redução de Desigualdades’ e ‘Saúde e Bem-estar’ da ONU, o que demonstra a grandeza do impacto que essa instituição tem na vida das pessoas. A partir do Pacto, poderemos ampliar essas ações, levando nossa expertise para fora dos nossos muros e contribuindo para o desenvolvimento social do estado do Ceará.”.

Entre as autoridades que participaram do lançamento, estavam a primeira-dama e principal articuladora do programa, Lia de Freitas, e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. Os gestores das pastas executoras do Ceará Sem Fome também participaram do momento: a secretária da Proteção Social, Onélia Santana, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, além de 151 prefeitos.

Na oportunidade, foram entregues aos prefeitos os primeiros 47 mil cartões Ceará Sem Fome. A ação, que é uma das frentes do Programa junto à criação da Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições, beneficiará mais de 200 mil pessoas de todas as cidades cearenses. Os beneficiários receberão, mensalmente, o valor de R$ 300 para a aquisição de alimentos.

O Programa Ceará Sem Fome, como reforça o governador Elmano de Freitas, une o Ceará, pelo bem de todos. “Une a sociedade civil, empresariado, movimentos sociais, igrejas e todos os cearenses”, avaliou. “Estamos unidos com ministros e o presidente Lula para enfrentar o problema que já havíamos superado e que, infelizmente, retornou, que é a fome no Brasil e no Ceará”.

O combate à fome, ainda de acordo com o governador, é um dos principais desafios do Governo do Ceará. “Vamos investir mais de R$ 160 milhões por ano para garantir que as famílias cearenses tenham o cartão no valor de R$ 300 e vamos estruturar mais de mil cozinhas, para termos mais de 100 mil refeições por dia”, afirmou Elmano de Freitas, acrescentando que a meta é tirar o Ceará e o Brasil da fome.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, afirmou que, com o lançamento do Programa Ceará Sem Fome, um importante passo foi dado e será replicado em todo o País. “Estamos trabalhando o Brasil Sem Fome para garantir mais que transferência de renda. Com esse passo que o governador Elmano dá, integrado com os municípios, poderemos tirar mais gente da miséria”, disse o ministro.

O governador Elmano de Freitas ressaltou ainda a importância de cumprir essa promessa de campanha, ainda mais por ser um propósito de âmbito nacional. “Eu disse na campanha que ainda faríamos uma grande campanha pelo Ceará sem fome, e estamos colocando em prática”.

Estiveram presentes ainda, o vice-reitor, professor Dárcio Teixeira; o Chefe de gabinete da reitoria, professor Altemar Muniz; as pró-reitoras de graduação, professor Mazza Maciel; de extensão, professora Lana Nascimento; de Pós-graduação e pesquisa, professora Ana Paula Rodrigues; e de Políticas Estudantis, professora Mônica Cavaignac; e o pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, professor Paolo Giuseppe.