UECE abre o Semestre de 2012.2 com a Semana da Integração

3 de agosto de 2012 - 19:41 #

Com o Tema “Novos paradigmas para a ação participativa na UECE”, a Universidade Estadual do Ceará abre a Semana da Integração e o Semestre Letivo de 2012.2, com duas grandes conferências. A primeira Conferência que tem como Tema “A Contribuição Social da Universidade e dos Universitários à Rede da Educação Básica”, será ministrada pelo Prof. Dr. Mauricio Holanda Maia, na próxima segunda-feira, 06 de agosto, com inicio às 9h30, no Auditório Central do Campus do Itaperi. À noite, no mesmo local, às 19h30, ocorre a Conferência “Universidade e Participação”, sob o comando do Prof. Dr. Francisco Horácio Frota. A Semana da Integração acontece no período de 06 a 10 de agosto, em todos os campi da UECE.

A solenidade de abertura será presidida pelo Reitor da UECE, Prof. Dr. José Jackson Coelho Sampaio, e terá transmissão no formato de web-conferência para os campi de Fátima e Unidades Acadêmicas do Interior. O evento faz parte do Calendário Acadêmico e tem como objetivo integrar alunos novos e veteranos, servidores técnico-administrativos, professores e gestores acadêmicos da UECE, representando o primeiro momento de formação do aluno de graduação na Instituição. A escolha do tema geral e das conferências faz parte da concepção de planejamento participativo da gestão 2012-2016, que busca pensar uma Universidade preocupada em melhorar a sociedade da qual faz parte, de forma consciente e responsável.

Consta ainda da programação do primeiro dia, apresentações musicais com o Grupo Siara Quarteto pela manhã, e o Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE) à noite, sob a regência do Maestro Alfredo Barros, Professor do Curso de Música da UECE.

Os demais dias da semana a programação será de responsabilidade dos:
2º dia – Diretores de Centros e Faculdades
3º e 4º dias – Coordenadores de Cursos e Movimento Estudantil (DCE e CA’s)
5º e último dia – Encerramento: confraternização no Restaurante Universitário com feijoada e música ao vivo, promovido pela PRAE.

A Semana de Integração é promovida pela Reitoria, Vice-Reitoria e pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), Extensão (PROEX), Políticas Estudantis (PRAE), de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGPq), Planejamento (PROPLAN) e de Administração (PROAD).

Os Conferencistas

O Prof. Dr. Mauricio Holanda Maia é Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará – Uece (1988), Mestrado em (1994) e Doutorado em (2006), em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Foi Professor Titular da UFC e Secretário Municipal de Educação do Município de Sobral. É Consultor Legislativo da Câmara Federal e Secretário Adjunto da Educação do Estado Do Ceará (2007). Tem Experiência na Área de Educação, com Ênfase Em Planejamento Educacional, Atuando Principalmente nos seguintes Temas: Censo Escolar, Participação, Ensino Fundamental, Auditoria, Sala de Aula, Gestão, Avaliação, Plano de Cargos e Carreira.

O Prof.Dr. Francisco Horácio Da Silva Frota Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de Fortaleza (1978), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará em (1992) e Doutorado em Sociologia pela Universidad de Salamanca em (1998). Atualmente é Professor da Universidade Estadual do Ceará – Uece (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Publicas), e desenvolve pesquisas para o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece. Tem Experiência na Área de Sociologia, com ênfase em Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes Temas: Educaçao, Trabalho, Cidadania, Políticas Públicas e Planejamento/Avaliaçao.
(Textos informados pelos autores na página do Lattes)