Uece: a grande vencedora do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 2011

10 de novembro de 2011 - 19:11 #

O destaque da solenidade de entrega dos troféus aos vencedores do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica de 2011, ocorrida na manhã desta terça-feira (09/11), no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), foi para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), agraciada com nada menos que quatro prêmios e uma menção honrosa, fato inédito nas quatro edições do Prêmio: Sistema de Eventos (SisEventos): 1o lugar na Categoria TI Verde; Sistema Web de Avaliação (Avalere): 2o lugar na Categoria Inovação; Aragatu – Kanban: 3o lugar na Categoria Governança de TI; Gerenciador de Identidade de Usuário (GIDU): 3o lugar na Categoria Software Livre e o Portal www.uece.br (menção honrosa): 2o colocado no ranking dos melhores sites do Governo do Estado do Ceará.

A solenidade foi presidida pelo Secretário da SEPLAG, Eduardo Diogo, que, na ocasião, parabenizou a todos os participantes, e disse que a premiação, realizada desde 2008, representa um incentivo do Governo do Estado à melhoria da gestão dos serviços públicos. Acrescentou que, a cada edição, o Prêmio ganha visibilidade na esfera pública, tornando-se grande incentivador da transparência nas ações e agilidade nos processos, além de divulgar o Governo, através de seus projetos.

Na sua fala, o Reitor da Uece, Assis Araripe, parabenizou a SEPLAG pela iniciativa de criar o prêmio, agradeceu e disse que aquele era um momento histórico para a Universidade e para o Estado do Ceará. O Reitor reconheceu o mérito da equipe do Departamento de Informática (DI) da Uece, destacou os investimentos no setor de tecnologia informação e recursos humanos, lembrando que há poucos anos, o DI tinha apenas 4 técnicos, contando hoje com uma equipe de 25 profissionais.

Participaram do Prêmio Ceará de Cidadani@ Eletrônica 52 projetos do Estado e Prefeituras, sendo 44 selecionados para da 2ª fase do prêmio nas categorias: TI Verde (7 projetos), Inclusão Digital (7 projetos), Inovação (11 projetos), Software Livre (12 projetos) e Governança de TI (9 projetos). A Comissão Julgadora do Prêmio selecionou três projetos finalistas por categoria.

Além de todo o pessoal do DI da Uece, estiveram presentes na solenidade o Vice-Reitor Antônio de Oliveira Gomes Neto, os Pró-reitores de Planejamento, Vladimir Spinelli e Graduação, Lineuda Murta, e professores da Uece.

Projetos vencedores da Uece

1o LUGAR NA CATEGORIA TI VERDE: Sistema de Eventos (SisEventos):

Objetivo: Alinhar as necessidades de negócio às boas práticas de sustentabilidade ambiental, através da economia de recursos naturais; permitir o gerenciamento de todas as informações e inscrições de um evento em um ambiente on-line centralizado; oferecer um ambiente computacional único e padronizado para o gerenciamento de eventos abertos ao público, possibilitando personalizar automaticamente o skin (esquema de cores) das páginas, fontes, tabelas e imagens; gerenciar inscrições em palestras, mini-cursos, oficinas, seminários e submissão de trabalhos científicos de forma eletrônica nos eventos; e permitir a emissão de certificados on-line, a geração automática de anais do evento, a visualização de relatórios, etc.

2o LUGAR NA CATEGORIA INOVAÇÃO: Sistema Web de Avaliação (Avalere):

Objetivo: Gerenciar processos avaliativos por meio de interface web e dispor de um aplicativo capaz de gerenciar processos de avaliação genéricos, com aplicabilidade a diversos contextos que demandem avaliação.

Módulos: Gestão de instrumentos de avaliação; Audiência; Relatórios e Análises; e Coleta de Dados.

3o LUGAR NA CATEGORIA GOVERNANÇA DE TI: Aragatu – Kanban:

Objetivo: Promover e fomentar a utilização da metodologia SCRUM no desenvolvimento de aplicativos, de forma simples e amigável; tornar público um ambiente Kanban interativo (quadro visual que auxilia o planejamento e o monitoramento de atividades de um projeto), via web, possibilitando que todos os interessados possam acompanhar as definições das funcionalidades e o desenvolvimento de sistemas.

3o LUGAR NA CATEGORIA SOFTWARE LIVRE: Gerenciador de Identidade de Usuário (GIDU):

Objetivo: Integrar o login do webmail com os demais sistemas da Universidade; fornecer novos serviços e incentivar a utilização de e-mail institucional; e disponibilizar conta de e-mail para alunos e professores através de serviços em “cloud computing” (computação nas nuvens).

Fotos do Evento