Túnel de Vento da UECE tem calibrado mais de 100 Anemômetros

24 de setembro de 2020 - 11:13

Um feito incrível para a Universidade e a Empresa parceira M&M Instrumentação!

Pesquisadoras do Laboratório Associados de Inovação e Sustentabilidade (LAIS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em especial as professoras Ana Luiza Barros e Mona Lisa Moura, e a Empresa parceira M&M Instrumentação em nome da Mariana Benigno que vem realizando calibrações desses importantes equipamentos, que são os anemômetros.

A parceria entre a UECE e M&M Instrumentação é um excelente exemplo de como podemos estreitar laços entre academia e setor produtivo, de modo a contribuir com o efetivo desenvolvimento dessa área na região. Ou seja, precisamos cada vez mais, promover a integração entre a universidade e setor produtivo, afirma a professora Mona Lisa.

Segundo as pesquisadoras “o intenso trabalho está valendo a pena ver esse equipamento cumprindo o seu papel! E está aqui, no nosso Ceará! Em breve teremos mais novidades relacionadas ao Túnel de Vento da UECE”.

O que é um Túnel de Vento? É uma instalação que tem por objetivo simular para estudos o efeito do movimento de ar sobre ou ao redor de objetos sólidos. Por exemplo, o Laboratório de Ensaios Aerodinâmicos da UECE possui um túnel de vento de circuito fechado, com área de teste de 1m², para velocidades de escoamento de até 150 km/h. O Túnel de vendo do LAIS/UECE pode atuar em diversas áreas: ensaios anemométricos, testes de modelos de escala, perfis aerodinâmicos, ensaios de conforto térmico, etc..

O que é, e para que serve os anemômetros: Anemômetros é um instrumento utilizado para medir a velocidade de um fluido, neste caso, do ar. O valor da velocidade do ar pode ter várias influências em muitas áreas de trabalho. Os anemômetros, por exemplo, são indispensáveis para testes de prospecção em parque eólicos. Ademais, medir a velocidade do vento, tanto no interior como no exterior, é um fator muito importante para se conhecer melhor o clima.

A Empresa M&M Instrumentação: atua desde 1993 e conta com uma excelente estrutura para a realização de serviços de automação, instalação de equipamentos, comissionamento, calibração e manutenção nas áreas de pressão, temperatura, analítica, massa, tempo, umidade relativa do ar e sólidos, dimensional, frequência, vazão, elétrica e ensaios em válvulas, e recentemente, acrescentou ao seu escopo, a calibração de anemômetros.