“Tubo de Ensaio” da FACEDI vem a Fortaleza para o IV Ciência em Cena

4 de agosto de 2010 - 15:38 #

“Tubo de Ensaio” é o nome do grupo de arte cênica formado pelos estudantes do curso de Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O grupo participa em Fortaleza, de 12 a 15 de agosto, do IV Ciência em Cena, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e a sua apresentação está agendada para às 17h30 do dia 14, com a exibição da peça “O reino da química”.

O Ciência em Cena é um encontro de grupos de Teatro Científico, que está em atividade no Brasil há quatro anos. O “Tubo de Ensaio” foi criado através do Projeto de Extensão Tubo de Ensaio da FACEDI, faculdade de UECE localizada no município de Itapipoca, a 130 km de Fortaleza. O grupo é coordenado pelo professor Francisco Furtado, do curso de Química da FACEDI e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Química (LPQ).

Durante quatro dias, o Centro Dragão do Mar reunirá artistas cênicos de vários locais do Brasil para mostrar seus trabalhos de teatro e vídeo de divulgação científica. De acordo com a programação, serão ofertadas aos participantes várias oficinas de atores, com o objetivo de preparar alunos iniciantes nessa arte e atores, que poderão um dia, quem sabe, fazer teatro e partir rumo ao estrelato.

O “O reino da química”, peça a ser apresentada pelo grupo Tubo de Ensaio da FACEDI, narra uma estória, cujos personagens são nominados por elementos químicos. O drama traz a história do Rei Helio, viúvo, que sente muitas saudades de sua Rainha Xenônia, e para não ver sua única filha, a Princesa Peróxida, passar pela angústia da solidão, decide casá-la. Ele ordena que o bobo da corte (Fulereno) divulgue a notícia.

No desfecho, o mago do reino (Mago Mangânes) ao saber da noticia, vai até o rei e faz com que ele ofereça a mão de sua princesa para aquele que cumprir sete desafios (experimentos químicos). Um súdito (Permanganato), amigo do bobo, passando-se por príncipe, inscreve-se para os desafios. Ele, com ajuda do bobo e da fada do reino (Fada Cloreta), cumprem todos os desafios e casa-se com a princesa.

Contato: Prof. Dr. Francisco Furtado Tavares Lins, da FACEDI, telefones: (88)3673-7051 / (85) 8791-6849