Três projetos da Uece são aprovados em dois editais do Consulado da França

5 de setembro de 2023 - 11:34 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) teve três projetos aprovados por meio de dois editais do Consulado da França: do Programa Cátedras Franco-brasileiras no Ceará, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap); e o de Apoio a eventos científicos franco-brasileiros no Nordeste. A execução dos projetos estimulará a cooperação nacional e internacional entre a Uece e instituições francesas.

Aprovado pela primeira edição do edital Cátedras Franco-brasileiras no Ceará, o projeto Analyse de l’activité professorale et formation professionnelle des enseignants (Análise da atividade docente e formação profissional de professores), da professora do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (PosLA/Uece), Rozania Maria Alves de Moraes, conta com a parceria da professora e pesquisadora francesa Laurence Espinassy, do Laboratório ADEF (Apprentissage, Didactique, Évaluation, Formation), da Aix-Marseille Université, em Marselha. Com essa iniciativa e apoio busca-se consolidar a cooperação que existe entre a Uece e a Aix-Marseille Université e fortalecer o processo de internacionalização do PosLA e do laboratório ADEF.

O projeto tem como objetivos apresentar o trabalho desenvolvido entre as equipes do laboratório ADEF/AMU e do PosLA/Uece; explorar as abordagens da Clínica da Atividade e da Ergonomia da Atividade na análise da atividade de ensino a partir de situações do contexto educacional de Fortaleza; comparar, nas análises realizadas, situações dos contextos brasileiro e francês; realizar, no âmbito do PosLA, conferência e seminário sobre formação de professores a partir de perspectivas clínica e ergonômica; realizar conferência e intervenções, no âmbito do laboratório ADEF/AMU; entre outros.

Pelo edital de apoio a eventos científicos franco-brasileiros no Nordeste, os projetos selecionados foram para a realização do VI Seminário Interfaces: O Sono e os Sonhos – Saúde Mental e Vida Social, coordenado pela professora Kadma Rodrigues, do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) e coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (ECInt); e do Colóquio Saberes e Práticas em Territórios Fragmentados: integração entre gestores, profissionais e usuários como dispositivo para a Promoção da Saúde, que tem à frente a professora Luciana Quixadá, do Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS).

O primeiro evento abordará o papel desempenhado pelas experiências sociais na configuração da tríade sono, sonhos e saúde mental. O Seminário buscará ainda mapear alternativas teóricas e práticas para compreender e intervir sobre modos de sofrimento mental coletivo, sobretudo, aqueles manifestos no contexto pós-pandêmico. Para a composição de sua programação, o Seminário Interfaces, em suas diversas edições, tem se beneficiado de Acordos de Cooperação Internacional, implicando a Uece, no Brasil, a Université Lumière Lyon 2, a Université de Bourgogne, ambas na França; e a Universidade do Porto, em Portugal. O evento articula também parcerias nacionais.

Assumindo um caráter teórico e vivencial, o VI Seminário Interfaces: terá como objetivo principal aproximar e confrontar uma diversidade de agentes com expertises conceituais e práticas de atuação na seara temática a qual se vincula o evento. O evento contará com a participação do sociólogo francês Bernard Lahire, referência internacional na proposta de análise sociológica dos sonhos.

O segundo projeto surgiu como resultado de experiências acadêmicas de professores franceses e brasileiros apresentadas no Colóquio Freire Hoy, Freire Hoje, realizado em 2022, na França. Na ocasião, observaram-se trabalhos alinhados à área de Educação Popular em Saúde, especialmente, de professores e pesquisadores que compõem a Rede Internacional Paulo Freire, bem como do Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS/Uece).

O Colóquio Saberes e Práticas em Territórios Fragmentados: integração entre gestores, profissionais e usuários como dispositivo para a Promoção da Saúde, portanto, busca efetivar uma cooperação internacional para fortalecer as capacidades científicas e tecnológicas por meio da troca de experiências, especialmente, entre pesquisadores da França, do Brasil e da região de Québec, Canadá, para o desenvolvimento sustentável na perspectiva da promoção do bem-estar e da valorização da educação popular em saúde como estratégia para a promoção da saúde.